Como funciona o sistema de correção de redações online do Jornal da Paraíba?

O Lá Vem o Enem é uma grande plataforma de informação e preparação dos estudantes que estão em busca da tão sonhada vaga no ensino superior. Uma das provas mais temidas é a redação e, por isso, o Jornal da Paraíba preparou uma força-tarefa para ajudar o público a desenvolver as habilidades da produção textual.

Como funciona?

Até novembro de 2021, o Jornal da Paraíba vai escolher um tema diferente a cada mês para que o aluno possa exercitar a redação. O interessado já pode fazer o cadastro gratuitamente na plataforma e acessar quando quiser. Dentro do site, o usuário vai encontrar o tema de redação disponível e poderá baixar as folhas de prova.

Logo em seguida, aparecerá o tema proposto e os textos de apoio que vão nortear o candidato e embasar seus argumentos. Na página, uma caixa de observações vai mostrar as orientações necessárias e um botão para fazer o download da folha de redação. Com isso, um arquivo será baixado no dispositivo do aluno interessado, para que o usuário possa imprimir e escrever o texto dentro de uma página-modelo que segue o mesmo modelo da folha de redação do Enem. Caso o usuário não tenha impressora em casa, ele poderá fazer a redação em uma folha de caderno.

Com o texto pronto, o estudante vai tirar uma foto em boa qualidade da folha ou escanear o documento. Na mesma página da proposta de redação, haverá um campo para fazer o upload da imagem. Contudo, é importante reforçar: todos os usuários poderão ter acesso à proposta de redação, porém só serão recebidos para correção os 500 primeiros arquivos de cada tema.

A redação enviada vai ficar com o status de “aguardando correção”. Depois disso, o sistema vai enviar o arquivo para os corretores que farão a análise do texto levando em consideração as competências adotadas pelo Ministério da Educação.

Quando a correção estiver finalizada, o usuário vai poder acessar a aba “Corrigidas”, dentro do espaço do aluno. Por lá, vai ser possível conferir o texto com as correções, observações, comentários e a nota final.

Gostou? Faça agora o seu cadastro gratuito e teste suas habilidades na redação!