Primavera e Enem: entenda como as estações do ano podem cair na prova
A primavera começa neste sábado (23) no Brasil e as estações do ano podem ser tema de questões nas provas de ciências da natureza e humanas do Enem.
A professora de geografia, Tatiana Bustorff, explica o que o candidato deve estudar para ficar por dentro de como a estação das flores pode cair no exame.
📝 Plataforma de correção gratuita de redação do Lá Vem o Enem: aprenda como usar
O primeiro passo para compreender as estações do ano, segundo explicou a professora, é entender os movimentos da Terra, que são:
- Translação
- Rotação
O movimento responsável pelas quatro estações do ano é a translação. Nele, a Terra completa uma volta ao redor do sol. Esse giro dura cerca de 365 dias seis horas.
Nesse contexto, é preciso levar em consideração o equinócio, evento em que dois hemisférios recebem a mesma quantidade de raios solares. O hemisfério Sul, por exemplo, registra o início da Primavera. Já o Norte, passa pelo começo do Outono.
A professora destaca que é importante lembrar que a Terra tem um eixo de inclinação. E é por isso que a distribuição dos raios solares para os hemisférios não é igual.
Também é importante recordar que, durante a primavera, há equilíbrio entre dia e noite. Isso significa que ambos têm a mesma quantidade de horas. Esse fenômeno é exatamente provocado confirme a quantidade de raio solares praticamente iguais entre os hemisférios.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.