Cronograma de estudos para o Enem: veja o que revisar um mês antes da prova
A maratona de estudos para o Enem está quase acabando para muitos candidatos. Com a proximidade das provas, chegou o momento de fazer um cronograma de estudos para investir em revisões, que vão aumentar a fixação de conteúdo junto com as chances de se dar ainda melhor no exame.
TRI: o que é, como funciona e dicas para uma boa nota no Enem
O assessor técnico do Colégio Iso, Micael Raulino, explica como os participantes do Enem devem estudar no último mês antes das provas.
Redação do Enem: estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão
“A recomendação primordial para essa reta final é aplicar a metodologia ativa de resolver questões de outras edições do Enem, se possível tentando encaixar essa resolução no tempo adequado para sua estratégia de prova. Caso você ainda não tenha uma estratégia de prova, é importantíssimo providenciar uma, pois funciona como um roteiro organizacional para sua execução do Enem”, destacou Micael.
O que mais cai em ciências humanas no Enem
O assessor reforça, ainda, a importância de corrigir as questões que o estudante ou teve dificuldade para responder. Essa correção não deve ser feita apenas com a conferência do gabarito, mas também com a busca de aprendizado sobre o assunto. Para isso, Micael indica vídeos de perguntas sendo resolvidas na internet.
Veja o que mais cai de Espanhol e Inglês no Enem
“Essa metodologia é a melhor forma de revisar ativamente sua aprendizagem, ao passo que ainda corrobora com sua familiaridade e destreza em relação às questões do Enem”, ressaltou.
Quais assuntos revisar em todas as disciplinas do Enem
Para facilitar a vida de quem está na fase de revisão e vai montar um cronograma de estudos, o assessor indicou os pontos mais recorrentes e relevantes de cada disciplina da prova.
História:
- Brasil colônia e império (complementando com a historicidade política do país)
- Idade contemporânea
Geografia:
- Questões econômicas e globalização (atentando para as pautas ambientais)
- Geografia física e urbana (principalmente no tocante à parte agrária e demografia)
Filosofia/Sociologia:
- Filosofia antiga (atentando para ética e justiça)
- Mundo do trabalho e cultura
Biologia:
- Ecologia (principalmente a relação homem-ambiente)
- Histologia e fisiologia
Química:
- Físico-química
- Química orgânica
Física:
- Eletricidade e energia (principalmente eletrodinâmica)
- Mecânica (atentando para cinemática e dinâmica)
Matemática:
- Geometria
- Matemática básica (abrangendo as relações de proporcionalidade, razão e escala)
Linguagens:
- Exige a habilidade de interpretação textual (verbal e não verbal), sendo melhor trabalhada na execução de questões no estilo do Enem.
O Lá vem o Enem também preparou guias dos assuntos que mais caem nas disciplinas de biologia, matemática, português, física e química.
Por outro lado, Micael lembra que os candidatos também precisam ter estudado todos os outros conteúdos exigidos no Enem. Os assuntos apontados servem como um norte com base no que aconteceu em anos anteriores.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.