Sete dicas para aumentar o rendimento durante a prova do Enem
A preparação para o Enem geralmente dura quase um ano inteiro. Nesse período, os candidatos estudam e revisam os detalhes sobre os assuntos de todas as disciplinas que caem no exame. Mas também é importante que os estudantes montem estratégias para o dia da prova.
Pensando nisso, o biólogo Paulo Jubilut dá seis dicas para otimizar o tempo, lidar com o cansaço e administrar bem as emoções durante e após a prova.
Do fácil para o difícil
Começar a responder as questões mais fáceis, que tiverem respostas óbvias é o primeiro passo. Em seguida, o estudante deve partir para as perguntas de dificuldade média, que são as que ele sabe responder, mas precisam de um pouco mais de tempo. Por último, as questões mais difíceis devem ser resolvidas.
Começar pela redação
No primeiro dia do Enem, a recomendação é começar pela redação. O participante deve ler o tema com atenção, analisar os textos motivadores e destacar as palavras-chaves. Depois desse primeiro contato, é importante planejar o texto e montar o esqueleto dele. Depois disso, deve ir para o para a prova de ciências humanas e só então terminar a produção textual.
Melhor ordem
Ainda no primeiro dia do exame, após as questões de humanas, o aluno pode seguir para a prova de linguagens, seguindo a mesma lógica de responder o que for mais fácil. Por último, deve passar a redação a limpo e terminar as questões que ainda não tiverem sido respondidas.
Tempo para escrever
Também para o primeiro dia de provas, é interessante que o estudante separe uma hora para a produção da redação. Essa etapa do exame deve durar, no máximo, uma hora e 30 minutos.
Segundo dia deve começar em biologia
Já no segundo dia do Enem, a recomendação é começar pelas questões de biologia, que geralmente são as mais fáceis. Depois, o candidato deve responder as perguntas de matemática, física e química.
Revisar o gabarito
Nos dois dias de prova, é importante que o participante reserve pelo menos 30 minutos para revisar o gabarito e evitar fazer marcações erradas na folha oficial.
Evitar debater sobre a prova
Já após o exame, a orientação é evitar debater sobre a prova com outras pessoas para evitar ansiedade, comparações e insegurança.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.correção gratuita de redações
Deixe uma resposta