Circuito elétrico simples: como assunto pode cair em física no Enem
O Enem terá o segundo dia de aplicação de provas em 12 de novembro, quando os estudantes vão responder questões de matemática e ciências da natureza, que engloba a disciplina de física. Por isso, o Lá Vem o Enem explica como resolver questões sobre circuito elétrico simples.
Cinco temas de Química para estudar e se dar bem na prova
Esse é o tema da penúltima videoaula do projeto neste ano, em que o professor Haron Barbosa detalha o assunto e ensina como usar a Lei de Pouillet para se dar bem na prova.
Haron explica que os circuitos elétricos simples apresentam uma única malha. Neles, a corrente elétrica fará obrigatoriamente ou o percurso no sentido horário ou o percurso no sentido anti-horário.
Para resolver questões sobre o assunto, é necessário recorrer à Lei de Pouillet. E, para isso, é preciso que o candidato identifique os elementos básicos do circuito elétrico, que são:
Resistores
Todo resistor terá tendência a aquecer. Eles podem aparecer associados em série ou em paralelo.
Na resolução de questões, se os resistores estão em série, basta somar os valores deles para determinar a resistência equivalente. Se estiver em paralelo, é necessário calcular o produto pela soma.
Amperímetro
É o equipamento do circuito que medirá a intensidade da corrente elétrica. Ele, obrigatoriamente, deve aparecer em série no circuito elétrico.
Voltímetro
O voltímetro é o que mede a tensão do circuito elétrico. Está conectado sempre em paralelo.
Gerador elétrico
O gerador elétrico é o equipamento que tem a capacidade de transformar qualquer forma de energia em energia elétrica.
Receptor elétrico
Receptor elétrico é o que equipamento que vai transformar a energia elétrica em outra forma de energia que não seja exclusivamente térmica.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta