Como gabaritar todas as competências da redação do Enem
A prova da redação do Enem cobra cinco competências do candidato. Para gabaritar e alcançar nota máxima em cada uma delas, o Lá vem o Enem traz dicas exclusivas da professora de redação Érika Leal.
Chat GPT indica 15 possíveis temas para 2024
Antes de conferir todas as recomendações da professora, a principal dica do projeto é treinar de graça com a plataforma de correções gratuitas. O estudante acessa o sistema, confere as propostas de texto e os materiais de apoio, escreve a redação, manda uma foto dela de volta para o site e recebe uma correção completa e detalha.
Três temas estão com chamadas abertas para treino gratuito:
O impacto das queimadas no equilíbrio ecológico
A relação entre a desigualdade social e o acesso desigual aos serviços de saúde
A influência das festividades regionais na identidade cultural das comunidades
Competência 1
A primeira competência cobrada para uma boa redação do Enem é o domínio da língua culta.
Para gabaritar nesse critério, a dica da professora é prestar mais atenção em erros gramaticais e selecionar bem o vocabulário. O estudante também não pode esquecer de revisar crase e pontuação.
Competência 2
A competência de número 2 é a compreensão do texto. Para atingir pontuação máxima nela, o candidato precisa usar uma repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.
Competência 3
A terceira competência da redação do Enem exige que coerência na defesa do ponto de vista. Para alcançar esse objetivo, o participante precisa cuidar do projeto de texto e seleção das ideias.
Também é necessário embasar o ponto de vista indicando causa, consequência e validação por meio de exemplos.
Competência 4
Já a quarta competência da redação do Enem, pede coesão na estrutura organizacional do texto. Para isso, o estudante deve usar conectivos. A dica da professora é evitar repetições.
O Lá vem o Enem tem uma lista de conectivos de adição, causa, conclusão, condição e oposição para usar na produção textual.
Competência 5
Por último, a quinta competência cobra uma proposta de intervenção na conclusão. A propositura do aluno deve respeitar os direitos humanos.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
Deixe uma resposta