Leis de Newton: como elas aparecem nas questões de Física do Enem

Videoaula do professor Aron no Lá Vem o Enem explica as leis de Newton com exemplos práticos e mostra como o tema pode cair no Enem.
Compartilhar:

Leis de Newton / Reprodução / Lá Vem o Enem

Quer entender de vez as leis de Newton e como elas podem aparecer no Enem? O professor de física Haron trouxe uma videoaula que explica tudo usando exemplos do dia a dia, para ficar mais fácil de visualizar e entender na prática.

Para começar, ele explicou que todo movimento depende de uma força externa. “Se você empurra um carro, ele só vai andar se a força vier de fora. Empurrar de dentro não funciona”, brincou o professor.

Então, já anota aí, porque essa é a primeira dica para não se perder nas questões de dinâmica no Enem.

Antes de continuar, assista à videoaula completa sobre esse assunto:

Quais são as leis de Newton?

A primeira lei, a famosa lei da inércia, mostra quando a velocidade de um corpo fica na mesma. “Por isso que você é obrigado a usar um cinto de segurança. Toda vez que o motorista freia muito brusco, se você não tiver o cinto de segurança, por inércia, o seu corpo será arremessado pra frente.”, explicou Aron.

A segunda lei explica como a velocidade muda quando uma força age sobre o corpo. Isso gera aceleração.

Já a terceira lei é a da ação e reação. “Significa dizer que quando eu toco uma parede, por exemplo, eu sinto uma força na minha mão que é justamente a reação da parede. Eu exerço uma força na parede e recebo de volta uma força na minha mão”.

Para ficar mais fácil de visualizar, o professor usou o exemplo de uma colisão entre um caminhão e uma moto.

A força é a mesma, mas o efeito muda dependendo do tamanho do corpo. Ou seja: a moto sofre mais, o caminhão menos.

Ficou curioso para entender mais exemplos práticos? Então corre no Lá Vem o Enem e aproveita para revisar outros conteúdos com simulados e dicas que vão te ajudar a mandar bem na prova.

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress