Chat GPT para o Enem: 4 dicas para estudar
O Chat GPT é um sistema de inteligência artificial cheio de possibilidades em várias áreas, especialmente pela utilidade que pode oferecer durante os estudos. Por outro lado, é preciso ter consciência que esse robozinho não substitui os meios mais tradicionais de aprendizado, como aulas e livros.
➗🧮➕ TRI: o que é, como funciona e dicas para uma boa nota no Enem
Então, você já entendeu o recado, né? É necessário ter moderação para usar a inteligência artificial com responsabilidade e tirar o melhor proveito possível dela.
No caso do Enem, a plataforma pode ajudar a acelerar o ritmo de estudos e deixar mais prática a reta final até a prova.
O Lá Vem o Enem conversou com Yuri Malheiros, que é professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele explicou que o caminho para utilizar bem o Chat GPT é usá-lo como recurso para tirar dúvidas e fazer revisões e também fez um alerta importante.
1. Pedir resumos de textos
Yuri explicou que uma boa opção de uso da plataforma é pedir resumos e os principais pontos de um texto grande. Isso ajuda o estudante a ganhar tempo. No geral, o resultado da busca deve servir como um fichamento ou mapa mental.
2. Reescrever e comparar redação
Se o estudante produziu uma redação e não gostou de alguma parte dela, pode pedir para que esse trecho seja reescrito. A partir disso, dá pra fazer uma comparação e descobrir o que pode ser melhorado. Mas sempre é preciso entender e pensar criticamente sobre a resposta recebida.
3. Sugestões do que é mais importante sobre algum tema para redação
Se o candidato quiser escrever uma redação sobre inteligência artificial, por exemplo, pode perguntar ao Chat GPT quais são os principais aspectos sobre o assunto. Depois disso, pode juntar a resposta com o conhecimento que já tem e escrever o texto.
4. Não usar Chat GPT como oráculo
A plataforma não pode ser usada como uma espécie de oráculo, conforme alertou o professor. Toda resposta deve ser lida e compreendida, mas ser tomada como uma reposta absoluta, porque ele não feito para retornar fatos.
Ainda de acordo com Yuri, mesmo que a plataforma não saiba uma determina resposta, ela tenta responder. Por isso, tender a cometer muitos erros. E erra com muita confiança.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.