Cinco temas para a redação do Enem e como trabalhá-los na prova
Para escrever uma boa redação no Enem, o candidato precisa ter conhecimento sobre o tema proposto e repertório sociocultural para conectar as ideias e contextualizar os assuntos.
Redação do Enem: estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão
O assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, explica que “fugir do tema ou abordá-lo de forma superficial e parcial, deixando em segundo plano a discussão objetiva proposta, pode demonstrar que o estudante não entendeu ou não tem domínio sobre o assunto. Isso certamente vai afetar de forma negativa a nota final do candidato”.
Plataforma de correção gratuita de redação do Lá Vem o Enem: aprenda como usar
Fábio aponta seis temas que podem cair na prova e descreve como trabalhá-los na produção textual.
Cidades e comunidades sustentáveis
Uma comunidade sustentável oferece a seus moradores boas condições de vida, incluindo nesse pacote soluções inteligentes de mobilidade urbana, educação e serviços públicos de qualidade, tudo isso conciliando o desenvolvimento urbano com a proteção do meio ambiente.
“Também prevista entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, essa é uma questão urgente porque precisamos, com rapidez, repensar o funcionamento dos centros urbanos, a fim de melhorar a vida das pessoas sem esgotar ou comprometer ainda mais nossos recursos naturais e condições ambientais”, afirma.
Erradicação da pobreza
“A discussão em torno do assunto requer uma análise ampla e contextualizada, uma vez que existem cenários bastante distintos no âmbito global e no brasileiro”, destaca Gusmão.
No Brasil, muitas pessoas tiveram acesso a políticas de transferência de renda, por meio de programas como o Bolsa Família, por exemplo, que chegou a ser copiado por outros países.
A erradicação da pobreza é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A meta é reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças que vivem na pobreza em todo o mundo até 2030.
Igualdade de gênero
A igualdade entre os gêneros é um direito humano básico e uma das condições indispensáveis para a construção de uma sociedade justa e livre de distorções, lembra o especialista.
“Lutar pela igualdade de gênero é uma questão de cidadania porque a desigualdade entre homens e mulheres traz impactos negativos para toda a sociedade. Uma maior participação das mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho e também na política está entre os aspectos que podem ser levantados dentro desse tema”, defende.
Racismo estrutural
Mesmo que a lei garanta igualdade entre as pessoas, o racismo ainda encontra-se enraizado na sociedade. O termo “racismo estrutural” é usado para defender a ideia de que as sociedades ainda estão estruturadas a partir de comportamentos discriminatórios que privilegiam uns em detrimento de outros.
Dois pontos que podem ser usados nesse tema são a desigualdade salarial entre pretos e brancos no Brasil e a violência policial, que mata mais pessoas pretas que pessoas brancas.
Segurança nas escolas
Segundo o levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, 2023 já é o ano com mais registros de ataques a escolas da história do país. O mapeamento revelou que os massacres aumentaram em número e letalidade.
“A gravidade do cenário mostra que é necessário envolver na discussão todas as partes, preparando educadores e familiares para identificar precocemente possíveis sinais e comportamentos de risco a fim de agir com eficácia na prevenção dessas ocorrências”, conclui Gusmão.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.