Climograma no Enem: como interpretar e resolver questões
Quem está estudando para o Enem com certeza já ouviu falar sobre climograma. Esse tipo de gráfico costuma cair com frequência nas provas. Quem explica como interpretá-los e resolver questões com esse tipo de material é o professor de geografia Adson Ícaro. As dicas fazem parte do segundo episódio do videocast Lá Vem o Enem 2024.
Antes de aprender, de fato, a como resolver questões com climogramas, tem notícia boa: o professor garantiu que esse tipo de gráfico é muito fácil de interpretar. Então, se cair na sua prova, é sinal de que a sorte veio.
Segundo Adson, os climogramas sempre apresentam divisões. O gráfico está divido pelos 12 meses do ano, por exemplo.
Além disso, o climograma geralmente dá duas informações:
- De precipitação, que é a quantidade de chuva em milímetros na área que está sendo mostrada no gráfico.
- Variedade de temperatura indicada em outra linha ou coluna, com a apresentação da média por mês.
Diante disso, no geral, o estudante precisa fazer uma relação entre a temperatura e a quantidade chuva. E é exatamente essa a dica do professor Adson: observar qual é a ligação entre os dados.
É comum, por exemplo, que os climogramas destaquem as particularidades de determinadas regiões. As características climáticas do Nordeste, por exemplo, são diferentes da do Sul.
E se você quer se dar bem quem questões que abordem mudanças climáticas, desastres naturais e meio ambiente, não pode perder o segundo episódio do Lá Vem o Enem 2024, que ensina como tirar de letra perguntas com essas temáticas.
Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.
Deixe uma resposta