Chutar no Enem: veja como ter mais chances
Quando se fala em Enem, o correto é se dedicar aos estudos. Mas a gente sabe que também é comum esquecer de alguns detalhes de assuntos vistos no começo do ano, por exemplo. O que salva em situações assim é seguir um bom método de revisão.
O Lá Vem o Enem, inclusive, preparou um guia com diversas dicas para revisar o conteúdo e aprender o máximo possível sem esquecimento.
Revisões, mapas mentais e técnica Pomodoro
TRI: o que é, como funciona e dicas
Mas se mesmo assim, se “der um branco” na hora da prova, é possível chutar a resposta de forma consciente. O que que não dá é responder sem ter certeza só para terminar a prova a tempo.
Para te ajudar em momentos assim, o Lá Vem o Enem conversou com o professor Plácido Borba, de matemática. Ele explicou que a chance de um aluno acertar uma questão “chutando” é de 20%.
O professor disse também que uma boa forma de chutar no Enem é por meio da eliminação. Para fazer isso, o candidato deve desconsiderar respostas que não fazem sentido ou mesmo que não estejam dentro do contexto da pergunta.
Pensando nisso, nem precisa falar que prestar muita atenção no enunciado e estar fera em compreensão e interpretação também faz toda a diferença.
Voltando ao assunto, se o aluno tem cinco alternativas, antes de chegar até a opção certa, ele deve observar quais são as que estão erradas.
O professor revelou que a eliminação de respostas erradas pode aumentar a possibilidade de acerto na hora do chute para 25%. Se duas alternativas forem eliminadas, as chances de acerto saltam para 33%.
VIDEOCAST: assista ao episódio sobre construção civil e matemática
Plácido também alertou para que os participantes não deixem questões em branco. Isso pode baixar demais a nota da prova.
“Se for chutar, chute as questões difíceis, pois as fáceis é obrigação do aluno acertar. No momento em que você acerta uma questão difícil e erra uma fácil, a sua questão difícil está valendo bem menos”, esclareceu.
E por fim, uma das dicas mais importantes: “chutar” só em último caso. Se for necessário, releia a pergunta e as alternativas com toda atenção.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta