Como organizar os estudos a menos de três meses para o Enem
Antes mesmo de começar a se preparar para o Enem, o estudante precisa passar por uma etapa muito importante: a organização de uma rotina de estudos.
🌳🦒 Confira dica para acertar questões de teorias evolutivas no Enem
Quem ensina como fazer esse planejamento é a Helena Viegas, que é especialista em educação e psicopedagoga, e também a Aline Arruda, que é professora doutora em Psicologia. Elas deram dicas de como deixar essa jornada mais fluida no videocast do Lá Vem o Enem.
Tornar o planejamento visual
A primeira dica que a Helena dá para fazer um bom planejamento de estudos, que devem começar com antecedência, é colocar tudo no papel.
“Quando esse planejamento tá na cabeça, parece maior do que é. Quando o estudante organiza de uma forma mais visual, consegue entender que dá conta e coloca cada coisa no seu lugar”, reforçou a psicopedagoga.
Autoconhecimento
Já a Aline, lembra que esse processo funciona melhor quando o estudante se conhece bem, respeita o próprio ritmo e se organiza emocionalmente também. Quem rende mais nos estudos no turno da noite, por exemplo, deve estudar nesse mesmo horário.
“São muitas estratégias, mas não tem uma receita de bolo. Existe o que vai funcionar pra cada um, porque cada um tem uma rotina, uma personalidade diferente”, completou Helena.
Listas, por exemplo, caem bem para alguns. Mas outros precisam de mais estímulos visuais, como marcações, cores e formas diferentes. Então, o interessante é testar o que há disponível e que se encaixa no próprio perfil. Isso também pode ser ajustado ao longo dos estudos.
Estudar em casa
Helena destaca que assim como na escola, o candidato também precisa organizar bem a forma de estudar em casa.
“É preciso que haja repetição para que o conteúdo fixe”.
Para isso, o estudante deve preparar um lugar tranquilo, confortável e com material de fácil acesso.
Também como no ambiente escolar, os estudos em casa necessitam de folga.
Equilíbrio
A psicopedagoga reforça que é necessário manter o equilíbrio entre as atividades. Não é saudável só estudar. O estudante deve separar tempo para fazer coisas que gosta, como ficar na internet. O que não pode é fazer isso em excesso.
Os horários devem ser flexíveis e com espaço no meio. Nada de colocar uma atividade colada na outra.
Tornar prioridade o que não foi feito hoje
Helena lembrou que há dias em que o estudante não consegue dar conta de tudo e está tudo bem.
O que não foi feito hoje deve se tornar a prioridade de amanhã, já que foi uma atividade adiada. Se deixar para depois, fica mais difícil de retomá-la.
Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.
Deixe uma resposta