Conheça a prova do Enem
A prova do Enem é construída a partir da grade curricular do ensino médio. O exame é composto por áreas. Já as questões, podem ser de apenas uma disciplina ou da mistura de algumas delas.
📚 Nova banca do Enem pode trazer mudanças em questões e na prova e redação
Neste guia, você vai saber quais são as áreas de conhecimento do Enem, quantas e como são as questões das provas, como são os cadernos de prova e a folha de respostas.
Áreas de conhecimento do Enem
O Enem tem cinco áreas de conhecimento diferentes. Cada uma é formada por uma ou diversas disciplinas com pontos em comum.
Ciências humanas e suas tecnologias
A área de ciências humanas e suas tecnologias é formada pelas disciplinas de geografia, história, filosofia e sociologia. Ao todo, são 45 questões nesse segmento, aplicadas sempre no primeiro dia de prova do Enem.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
A área de linguagens, códigos e suas tecnologias é composta pelas disciplinas de português e língua estrangeira, que podem ser inglês ou espanhol. Também estão presentes na prova as matérias de artes, educação, literatura e tecnologia da informação e comunicação.
Essa prova, também com 45 questões, também acontece sempre no primeiro dia de aplicação do exame.
Ciências da natureza e suas tecnologias
A área de ciências da natureza e suas tecnologias é formada pelas disciplinas de biologia, física e química. As 45 questões dessa área aparecem no segundo dia de prova do Enem.
Matemática
Já a área de matemática, tem 45 questões só da disciplina e é aplicada também no segundo dia do exame.
Redação
A prova de redação acontece no primeiro dia de aplicação do Enem. Nela, o participante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo, a partir do tema proposto.
A proposta da redação, que precisa ser produzida em até 30 linhas, contém textos de apoio que contextualizam a temática central.
Quantas e como são as questões do Enem?
Ao todo, a prova do Enem totaliza 180 questões mais a redação. Os enunciadas das perguntas são textos, geralmente longos, que fazem uma contextualização para que o candidato escolha uma alternativa.
Cada questão, todas de múltipla escola, oferece cinco opções de respostas. Mas apenas uma delas é a correta. Outros recursos usados nos enunciados são imagens, charges, quadrinhos, tabelas e gráficos.
Caderno de provas do Enem
Em cada um dos dias de provas, o candidato recebe um caderno de questões no início da aplicação. Neles, os estudantes precisam ficar atentos aos seguintes elementos:
- Dados pessoais – para evitar trocas de provas e fraudes;
- Frase – que deve ser transcrita para evitar que uma pessoa faça a prova do lugar de outra.
Geralmente são fabricados cartões com quatro cores diferentes: amarelo, azul, cinza e rosa, mas as questões são as mesmas em todas elas.
O candidato precisa ficar atento na hora de responder a prova de língua estrangeira, pois os cadernos vêm com as duas opções: inglês e espanhol. O candidato deve responder apenas a qual optou no momento da inscrição.
Além do espaço oficial da redação, há uma folha para rascunhos da produção textual.
Folhas de respostas
Em cada dia de provas, os participantes também recebem folhas de respostas. Eles têm os números das questões e as letras das alternativas, de A até E.
O cartão de respostas não pode ser rasurado. Se houve rasura ou qualquer problema na hora da leitura, a resposta é anulada.
Cada espaço, geralmente no formato de círculo, deve ser preenchido por inteiro. A caneta usada deve ser de cor preta.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.