Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Cultura popular pode cair em questões e redação do Enem

Hip hop faz parte da cultura popular

Hip hop faz parte da cultura popular. Foto: Reprodução.

As expressões culturais podem cair nas provas do Enem de algumas formas. Em questões, por exemplo, e até serem cobradas como repertório sociocultural da redação do exame.

📺🎞️🍿 Lista de filmes para relaxar antes do Enem

O Lá Vem o Enem traz duas expressões culturais conhecidas e que ajudam a contar a história do país ao longo do tempo, que são o Maracatu e o Hip hop, por meio das análises feitas por professores de história e literatura.

Maracatu

O Maracatu mistura heranças africanas e indígenas por meio da música, tendo como símbolo o batuque. A expressão surgiu no Brasil no século XVII e ganhou dimensão especialmente nos carnavais de Recife e Olinda.

Os rituais eram uma forma dos escravizados manterem suas tradições religiosas e culturais apesar das opressões dos colonizadores.

O Maracatu faz parte de um conjunto de expressões que, apesar de não ser proibida por meio jurídico, socialmente não são bem vistos.

“Nós estamos falando, nesse momento, de cultura popular. Toda cultura vai ser baseada no contexto histórico, político e social. O contexto do Maracatu casa com a arte contemporânea e a arte contemporânea é cobrada no Enem tanto nas questões objetivas, em história da arte e literatura. E é de importância pra um possível repertório sociocultural da prova de redação”, explicou Wilson Silveira, professor de literatura.

Hip Hop

A marca do Hip hop são os passos acelerados e sempre bem marcados. O ritmo não é brasileiro. É jamaicano e se popularizou nos guetos nova-iorquinos. Chegou ao Brasil na década de 1980, nas periferias de São Paulo e se tornou uma forma de resistência entre a população negra.

“O Hip hop também está inserido no contexto de manifestação popular e cultura popular entre aqueles que se consideram grupos socais excluídos. Está agregado a manifestação chamada de grafismo”, destacou Wilson Silveira.

Ainda conforme Wilson, essa manifestação também tem a finalidade de mostrar que a cultura em que ser inclusiva. Por isso, as apresentações geralmente acontecem em espaços com muitas pessoas.

Patrimônio

Já o professor de história, Rafael Virginio, explicou que essas questões culturais levantam uma discussão dentro da perspectiva de patrimônio, que podem ser materiais e imateriais (onde entram as expressões culturais).

O Maracatu, inclusive, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O Hip hop também luta pelo reconhecimento.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.