Eclipse no Enem: como e em quais disciplinas o fenômeno cai
Um eclipse solar anular vai acontecer no próximo sábado (14). No fenômeno, o sol, a lua e Terra vão se alinhar, sendo que a lua vai gerar um obstáculo para a passagem da luz do sol para Terra, deixando apenas as bordas do astro visíveis.
Esse é o tema do oitavo videocast Lá vem o Enem, com a participação do presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, e do professor de física Haron Barbosa. Eles explicam que a projeção da sombra da lua na Terra só será vista em uma faixa específica do planeta. Dessa vez, no Noroeste dos Estados Unidos, Colômbia e o Norte e Nordeste do Brasil.
O local mais privilegiado para a observação desse fenômeno será a Paraíba, que tem 88% do território dentro da faixa de visibilidade.
No Enem, especialmente na prova de geografia, o eclipse pode cair relacionado com a formação das marés e de eventos a exemplo de equinócios e solstícios.
Já em matemática, devem ser abordados os assuntos de semelhanças de triângulos, escala e representação gráfica.
E em física, a função da posição. A distância da sombra, por exemplo, pode ser obtida pelo cálculo feito levando em consideração a velocidade que a terra se move e o tempo de duração da sombra.
Para observar o eclipse, é necessário ter cuidado com os olhos. Para isso, são precisos óculos apropriados, desenvolvidos para isso, e que são capazes de bloquear 99,99% da luz do sol. Esses equipamentos de proteção se chamam óculos para eclipse. Fora essa, a única alternativa segura é o uso do vidro de soldador número 14, que podem ser comprado em lojas especializadas
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta