Estudante de medicina conta como plataforma gratuita de correção de redação do Enem ajudou a realizar sonho
Pâmela tirou nota mil na redação do projeto em 2020. Antes disso, não havia tido contato com as produções textuais.
Sem nunca ter tido aulas de redação na escola, as correções textuais gratuitas da plataforma Lá Vem o Enem ajudaram Pâmela Lorrane Sousa Lima, de 19 anos, a realizar o sonho de ser médica. Ela começou no curso em 2022 e reforça a importância do projeto no ingresso à universidade.
“Eu estudava por conta própria, sozinha. Não usava nenhuma plataforma paga. Assistia aulas online de redação, mas ficava sem corrigir (os textos) porque não tinha assinatura. Lembro que abri o navegador do celular e apareceu nos recomendados ‘projeto Lá vem o Enem corrige redações e graça. Fiquei feliz demais, lembrou”.
A estudante bahiana não resistiu ao anúncio tão animador e enviou a primeira redação para corrigir. Antes disso, nunca havia tido uma aula dedicada ao tema.
Na época, ela comemorou a semelhança de um dos treinos com a prova. O texto que Pâmela enviou para a plataforma falou sobre “os cuidados da saúde mental no Brasil”. Já o cobrado na prova do Enem foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Por meio da plataforma, Pâmela alcançou nota mil nos treinos de redação. Agora, ela está no 4º semestre do curso de medicina em uma universidade particular da Bahia, onde conseguiu uma bolsa de estudos.
A universidade fica a cerca de 300 quilômetros da cidade onde a jovem nasceu, Tabocas, para onde só viaja nas férias semestrais. A distância da família tem sido um desafio, mas que está sendo superado pelo momento vivenciado.
“É tão legal, tão interessante, que torna as coisas mais fáceis. É a realização de um sonho. Desde pequena sonhava com isso e parecia fora da realidade. Como se tivesse vivendo agora um momento que eu passei a vida toda imaginando”, recordou.
Quando fez o Enem para valer, Pâmela alcançou uma média geral de 726 pontos, sendo 900 a pontuação da redação.
Durante e após o bom desempenho no exame, ela continua recomendando o projeto para outros estudantes.
“Eu falo que é uma boa oportunidade, principalmente pra a gente de escola pública, que não teve uma aula de redação na nossa vida”.
Há três anos, Pâmela esperava por um futuro onde estivesse na universidade. Agora, ela se dedica para ser a melhor profissional que puder.
“Além de ter conhecimento teórico, espero conseguir tratar a todos os pacientes com humanidade. Isso faz total diferença”, concluiu.
Datas do Enem 2023
As provas do Enem serão aplicadas mais uma vez em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.
No primeiro dia de provas, o candidato vai responder 45 questões de linguagens (língua estrangeira, português e literatura), 45 de ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia) e a prova de redação (texto dissertativo-argumentativo).
Já no segundo dia de provas, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (biologia, química e física).
O resultado das notas do Enem 2023 está previsto para ser divulgado em 16 de janeiro de 2024.
Por outro lado, os espelhos das redações com mais detalhes sobre as correções só devem ficar disponíveis em abril do ano que vem.