Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Lista de filmes para estudar para o Enem

Filmes podem ajudar a estudar para o Enem

Filmes podem ajudar a estudar para o Enem. Foto: Freepik.

São muitos os métodos para estudar e absorver conteúdo além da sala de aula. Usar filmes para estudar é uma ótima pedida para entender melhor o contexto de muitos assuntos e períodos. 

🍿 Lista de filmes para relaxar antes do Enem

Por isso, o Lá Vem o Enem elaborou uma lista de indicações de filmes para estudar, que podem ajudar na maratona de preparação para o Enem.

São vários gêneros e perfis de obras para te auxiliar nessa jornada rumo à aprovação. A relação está organizada em ordem alfabética. Vem conferir!

Anne Frank, minha melhor amiga

O filme é baseado em fatos reais e retrata a amizade entre Anne Frank e Hannah Goslar, que continuaram amigas mesmo vivendo a crueldade da Alemanha Nazista. O longa mostra a rotina das duas jovens desde quando se conheceram, a separação e o reencontro em um campo de concentração.

A obra foi lançada em 2022 e pode ser assistida na Netflix. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

Bacurau

“Bacurau” é um grande sucesso do cinema brasileiro. O filme retrata como ainda existe um pré-julgamento e subestimação em relação ao sertão nordestino. A obra é recheada de críticas sociais e discussões de classe.

Escassez de água, violência, pobreza e porte de armas são algumas das temáticas sociais destacadas ao longo da obra, lançada em 2019, e disponível no Globoplay.

Cavalo de guerra

“Cavalo de Guerra” é uma indicação do professor de história Sérgio Augusto, do Colégio Iso. O filme conta a história de um jovem que se alista no exército para levar o melhor amigo, que é o cavalo Joey, de volta para casa.

O professor orienta que os estudantes fiquem atentos ao período em que o conflito aconteceu, à guerra de trincheiras e o que levou à destruição da Europa.

Escritores da liberdade

O filme é baseado no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade” e retrata a vivência de uma professora por escolas de um bairro do subúrbio de Los Angeles. A protagonista busca formas para ficar mais próxima, inspirar e ser respeitada pelos estudantes, que são de diferentes etnias e realidades sociais.

O longa é de 2007 e pode ser assistido pelo Amazon Prime.

Nada de novo no front

Pelo ponto de vista de jovens soldados alemães, o filme aborda a Primeira Guerra Mundial. Iludidos pelo patriotismo, eles vêem que o campo de batalha é um verdadeiro pesadelo.

A versão de “Nada de novo no front” lançada em 2022 está disponível na Netflix.

Nell

O filme conta a história de um médico que uma jovem em uma casa na floresta isolada da cidade. Ela se expressa por meio de um dialeto próprio por ainda não ter convivido com outras pessoas. Depois disso, ajudá-la a se inserir na sociedade.

O professor de Linguagens Rodrigo Paes destaca que deve ser levado em consideração o processo de comunicação ao qual todos os seres estão condicionados, principalmente por vivermos em sociedade.

O milagre da cela 7

“O milagre da cela 7” é um exemplo de vivência de pessoas com deficiência na sociedade. Por isso, pode basear questões ou servir de repertório sociocultural para a redação abordando temas como inclusão e acessibilidade.

No filme, um dos protagonistas, que é um homem com deficiência intelectual, é condenado por um crime que não cometeu. Diante disso, também pode causar a reflexão sobre o sistema prisional. Essa história emocionante, lançada em 2019, pode ser conferida na Netflix.

O Dilema das redes

O documentário faz alerta sobre os impactos que as redes sociais podem causar no sistema democrático e para a sociedade, no geral. Esse tema é bastante presente nas provas de português e ciências humanas. O Enem 2022, por exemplo, teve uma questão sobre o assunto.

O doc conta com depoimentos e posicionamento de especialistas em tecnologia. Além disso, também aborda a disseminação de fake news. O longa, de 2020, está a Netflix.

Tempos modernos

“Tempos modernos” conta a história de operário de uma empresa, que testou uma máquina para evitar a hora do almoço. Ele fica louco por conta da correria do trabalho. Depois de ser internado para tratar os problemas mentais, o protagonista, vivido por Charles Chaplin, sai desempregado. A indicação é do professor Rodrigo Leite, de geografia.

O longa detalha como acontece o processo de industrialização e ainda descreve modelos de produção e o desemprego estrutural. É um daqueles filmes para estudar.