Globalização: o que é e o que cai no Enem
Globalização é um assunto de geografia que sempre é cobrado nas provas de ciências humanas do Enem. E quem dá dicas para que o estudante se dê bem em questões sobre esse assunto é o professor Thiago Lacerda.
Thiago explica que esse processo também pode ser chamado de mundialização e aldeia global.
Antes de continuar lendo sobre o tema, assista à videoaula exclusiva preparada pelo Lá vem o Enem:
Logo de primeira, o professor indica o conceito de globalização, que para ele é: a crescente interdependência entre os povos, ou seja, a conexão entre os continentes. Sendo um processo que tem benefícios e malefícios.
E quando o planeta é dividido em critérios socioeconômicos, é preciso levar em consideração as seguintes definições:
Velho mundo: Europa, Ásia e África
Novo mundo: América (do Norte, Central e do Sul)
Novíssimo Mundo: Oceania
Dica: o professor destaca que os candidatos devem lembrar que todos os continentes estão inseridos no processo de globalização. Ou seja, o mundo está altamente conectado.
E quando o assunto é globalização também é possível fazer uma ponte direta com as empresas transnacionais, que são as que estão praticamente em todo o planeta e vende produtos de forma global.
Outro fator que o estudante deve lembrar é que as empresas transnacionais buscam fatores locacionais quando querem se instalar em países emergentes e subdesenvolvidos. Três desses elementos são:
1 – Incentivos ou benefícios fiscais
2 – Recursos naturais e matéria-prima
3 – Mercado consumidor
E para que as vendas sejam ampliadas, as transnacionais investem em uma mídia influenciadora, que é capaz de criar a vontade de comprar.
Quer estudar de graça para o Enem? Acompanhe o Lá Vem o Enem e tenha acesso exclusivo gratuito para se preparar para a prova.
Deixe uma resposta