O julgamento de Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, é o assunto da semana. E muita gente tá de olho acompanhando todos os desdobramentos disso. Mas será que você também precisar acompanhar? Já parou para pensar se esse é um tema que pode cair no Enem?
Pode dormir tranquilo que quando acordar não vai ter surpresa. O professor Rafael Virgínio, de história, explicou que é IMPROVÁVEL que o julgamento de Bolsonaro caia na prova.
🌐 Três temas de atualidades que podem cair no Enem
Isso porque faz parte do perfil do exame não entrar em temas políticos tão atuais. Além disso, algo que aconteceu em setembro já ultrapassa o prazo de elaboração e impressão das provas.
Ah, mas é claro que tem o que estudar, né? As apostas do professor na área de atualidades são de revisar os conflitos Israel e palestinos, a guerra entre Ucrânia e Rússia, e as relações entre China e Taiwan.
Além do julgamento de Bolsonaro, como estudar atualidades para o Enem
A professora de história e sociologia, Ana Paula Aguiar, reforça que estudar atualidades para o Enem é importante por causa da forma com que o exame relaciona conteúdos clássicos com temas contemporâneos. Isso, segundo ela, faz com que o participante precise refletir sobre o mundo ao seu redor.
Estudar atualidades também pode ser um reforço na hora de escrever a redação do Enem, já que esse acompanhamento amplia o repertório sociocultural do candidato. Assim, é possível entender mais sobre áreas como meio ambiente, educação, tecnologia, saúde e segurança, por exemplo.
Mas, como nem todo conteúdo é confiável, o estudante precisa fazer esse acompanhamento por meio de portais notícias de credibilidade, telejornais, documentários, podcasts e revistas científicas. Faz isso também ajuda a encaixar atualidades de forma leve na rotina de estudos.
Quer se dar bem no Enem? Acesse a o Lá vem o Enem e tenha acesso a conteúdos exclusivos, feitos para quem vai conquistar uma vaga na universidade.