O que fazer se o tema da redação do Enem for um assunto que você não sabe nada

Descubra o que fazer se o tema da redação do Enem for desconhecido. Dicas práticas, rascunho rápido e como usar memes, músicas e séries na prova.
Compartilhar:
Redação do Enem / Reprodução / Lá Vem o Enem

Redação do Enem / Reprodução / Lá Vem o Enem

Tá chegando a hora da redação do Enem e bate aquele desespero: “e se o tema da redação for sobre algo que eu não sei nada?” Relaxa, você não tá sozinho. Esse é um dos medos mais comuns entre os estudantes, e o bom é que dá pra se virar mesmo quando o tema parece impossível.

No episódio mais recente do videocast Lá Vem o Enem, as professoras Josy Kelly e Ana Paula Serafim deram dicas práticas pra você não travar na hora da prova.

Não ignore o texto motivador e monte seu rascunho

Josy Kelly, professora de redação e mestre em Literatura, lembra que o texto motivador tá ali pra ajudar, não pra assustar.

“O texto motivador tem uma função: te orientar. Às vezes, ele já traz a definição de uma palavra que o aluno não conhece

Ela recomenda respirar fundo, anotar tudo que vier à mente e só depois ler o texto motivador. Assim, dá pra ver o que você pode aproveitar sem recorrer ao famoso copia e cola (para não perder ponto).

Já a professora Ana Paula Serafim, doutora em Literatura, ensina um truque que funciona mesmo quando bate o branco: Anota o que você lembra de filmes, séries, coisas do dia a dia. Depois, pensa nas causas do problema e nas soluções.

“São esquemas que a gente chama de projetinho de texto, né? Fazendo esse esqueminha rápido, a gente consegue organizar melhor o pensamento e passar com com uma rapidez maior e sem tanto branco para folha para folha oficial”, disse.

Como usar repertório e deixar sua redação com a sua cara

E sim, você pode colocar seus artistas favoritos! Curte pop? Beyoncé pode virar argumento. Rock nacional? Letras da Legião Urbana entram super bem.

“Não adianta querer decorar um filósofo se ele não vai saber relacionar o tema. Então, a música, o filme, a série, a obra literária são excelentes repertórios. O ENEM aceita, então o candidato pode utilizar. Inclusive, teve um ano que o ENEM trabalhou com o tema de manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Tiveram duas redações nota 1000 que o candidato utilizou uma música da cantora Pitty na introdução”, disse Josy.

Então, nada de usar repertório de bolso só pra impressionar. Use o que você realmente conhece, que dá pra argumentar e explicar.

Quer treinar na prática? Faça simulados, teste seus conhecimentos e descubra seu desempenho em tempo real. Acesse o Lá Vem o Enem e chegue confiante na prova!

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress