Oppenheimer e Enem: como filme pode cair na prova de química
Além de ser um grande sucesso nos cinemas pelo mundo afora, o filme Oppenheimer também pode cair no Enem, ou pelo menos a temática central dele. Quem ajuda a entender como a sétima arte pode ser assunto no exame é Moisés Medeiros Melo.
Confira os assuntos de química e física que mais caem no Enem
O filme conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, que trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, que leva ao desenvolvimento da bomba atômica.
O professor explica que a obra retrata o marco da criação da bomba atômica, que mudou o rumo da humanidade, em 1945.
Moisés também detalha o desempenho da bomba atômica, que funciona a base de fissão nucelar.
Fissão, conforme o professor, significa quebra. Com a bomba atômica, há a quebra de um grande núcleo, com o uso de nêutrons.
Essa quebra do núcleo grande em núcleos menores forma uma reação em cadeia. Esse processo libera muita energia, como é retratado no filme, por meio de uma grande explosão.
Para que exista a liberação de energia, é necessária que a bomba seja acionada. Para isso, geralmente é usado um explosivo como o TNT.
O professor também destaca que o assunto de usina nuclear também pode cair no Enem. As usinas nucleares, segundo ele, usam a energia para girar a turbina, aquecer e transformar calor em eletricidade.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.