‘Os Sertões’: como livro de Euclides da Cunha pode cair no Enem
O livro “Os sertões” foi publicado em 1902 pelo escritor Euclides da Cunha. A obra é uma das mais emblemáticas do brasileiro. Por isso, o Lá vem o Enem preparou um aula exclusiva com professores de sociologia e literatura, que indicam como o exemplar pode cair no Enem.
TREINE DE GRAÇA: 3º tema para correção gratuita de redação é a influência das festividades regionais na identidade cultural das comunidades
O professor José Mantovani, de sociologia, destaca que o livro coloca a cultura nordestina como uma coisa que vale a pena ser cuidada e festejada enquanto matriz nacional. Ele recomenda que os candidatos estudem e conheçam bem o conceito de cultura para resolver questões relacionando essa definição com a obra.
Já para o professor Rodrigo Paes, de literatura, “Os Sertões” marca um período de grandes transformações na história da arte brasileira. Ele enaltece, inclusive, a crítica social como uma das mais fortes características da obra de Euclides da Cunha, como um todo, com base em referências à terra, ao homem e à luta.
No Enem, o livro pode cair em questões das disciplinas de história, geografia e sociologia, por exemplo. Isso porque além de retratar questões sociais, a exemplo do fanatismo religioso, também relata diversos acontecimentos históricos, como a introdução do trabalhador assalariado e a implementação do governo republicano.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
Deixe uma resposta