QUESTÕES DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Questões de funções da linguagem explicadas pela professora Paula Soares: aprenda a identificar emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.
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Questões de funções da linguagem / Freepik

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Questões de funções da linguagem são presença garantida no Enem e podem ser decisivas para você garantir pontos na prova. Na nova videoaula do Lá Vem o Enem, a professora Paula Soares explica de forma clara e prática como identificar a intenção por trás de cada texto.

Paula mostra como as seis funções emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética aparecem em diferentes textos como anúncios, notícias, poemas e memes. Ela ensina a reconhecer qual função predomina e como isso se reflete nas questões da prova.

Quer arrasar em interpretação de texto no Enem 2025? Assista à videoaula completa e aprenda, de forma divertida e didática, a usar as funções da linguagem para acertar todas as questões com confiança.

QUESTÕES DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Questão 1

Nesse fragmento poético, a linguagem adquire forte carga expressiva por meio da função emotiva, marcada pela subjetividade do eu lírico. Essa função cumpre o propósito de

A) relatar um acontecimento vivido por outras pessoas, com base em dados objetivos e diretos.
B) convencer o leitor a agir de determinada maneira, apelando à sua racionalidade.
C) expor um ponto de vista coletivo por meio da linguagem impessoal e formal.
D) expressar sentimentos e conflitos internos, revelando a tensão entre pensamento e emoção.
E) descrever de forma neutra um processo físico relacionado à fala e à garganta.

Questão 2

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a variação linguística na Libras
demonstra que

A) a língua de sinais precisa ser padronizada nacionalmente para evitar confusões de sentido.
B) o uso de sinais diferentes compromete a comunicação entre usuários de regiões distintas.
C) as variações refletem fatores sociais e culturais, como ocorre com as línguas orais.
D) a Libras é uma língua instável, o que dificulta sua institucionalização como língua oficial.
E) os sinais usados em Libras não têm relação com fatores históricos ou geracionais.

Questão 3

A função predominante da linguagem nesse texto é a

A) emotiva, pois o autor compartilha suas impressões e sentimentos sobre a arte.
B) conativa, pois o objetivo central é convencer o leitor a visitar o museu fisicamente.
C) poética, pois o texto explora recursos expressivos e estéticos da linguagem.
D) metalinguística, pois o texto explica o funcionamento da linguagem em si.
E) referencial, pois apresenta informações objetivas sobre um serviço cultural disponível.

Questão 4

Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se
pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

A) silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.
B) metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio.
C) constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.
D) necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.
E) incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

Questão 5

Considerando os elementos verbais (“Nosso relacionamento está tão bem que quase ninguém
desconfiaria que estamos juntos”) e a representação visual, pode-se afirmar que a tirinha ironiza a ideia de que

A) demonstrações afetivas são desnecessárias quando há cumplicidade real.
B) relações contemporâneas dependem mais da aparência do que da presença efetiva.
C) o uso de celulares em casal fortalece os laços afetivos sem palavras.
D) relações modernas são menos baseadas em sentimentos e mais em tecnologia.
E) o distanciamento emocional gera silêncio e impossibilidade de comunicação.

Questão 6

A imagem acima mostra uma pessoa observando diversas representações das famosas latas de sopa Campbell’s, obra icônica do artista pop norte-americano Andy Warhol. A repetição visual das latas, apresentadas em um ambiente de galeria, destaca a tensão entre cultura popular e arte erudita — um convite à leitura das linguagens verbal e não verbal.

Com base na imagem exibida, que retrata um espectador diante da obra de Andy Warhol com
múltiplas latas de sopa Campbell’s, pode-se afirmar que a arte pop expressa por essa
composição não verbal propõe

A) uma crítica à cultura de massa, sugerindo que objetos populares merecem ser elevados ao nível da alta arte.
B) a celebração da vida cotidiana, exibindo alimentos como símbolos de prosperidade e bem estar.
C) a representação fiel do cotidiano norte-americano, sem qualquer crítica social.
D) a valorização da arte comercial em detrimento da arte artesanal e original.
E) o apelo ao consumo industrial, com fins puramente publicitários, dentro dos museus.

Questão 7

Defendendo a importância da música para o bem-estar e o equilíbrio emocional das pessoas, a
autora utiliza, como recurso persuasivo principal,

A) utilização de dados estatísticos que comprovam os efeitos da música na saúde mental.
B) repetição de expressões negativas que reforçam a ideia de sofrimento sem música.
C) referência a experiências cotidianas e expressões populares para aproximar o leitor.
D) adoção de linguagem técnica e científica para explicar os efeitos da música no cérebro.
E) argumentação baseada em opiniões de especialistas renomados da música.

Questão 8

O texto acima, que simula um verbete para a palavra “palavra”, constitui-se como poema porque

A) apresenta definição científica dos termos linguísticos para esclarecer o leitor.
B) usa linguagem objetiva e precisa para transmitir conceitos gramaticais.
C) emprega recursos poéticos, como personificação, para atribuir alma e ação às palavras.
D) organiza as informações em tópicos, para facilitar o entendimento do conteúdo.
E) limita-se a descrever funções gramaticais de forma sistematizada e impessoal.

Questão 9

Analisando o slogan “Viva o lado coca-cola da vida” e considerando o papel dos slogans
publicitários, podemos afirmar que ele tem a função de

A) descrever os ingredientes do refrigerante, destacando sua composição química.
B) reforçar a ideia de que o produto é indispensável para momentos cotidianos e prazerosos.
C) apresentar informações técnicas detalhadas sobre a produção da bebida.
D) alertar o consumidor sobre os riscos do consumo excessivo de refrigerantes.
E) informar sobre a história da empresa e sua trajetória no mercado.

Questão 10

No poema-canção Para o Mano Caetano, Lobão faz referência direta a artistas e obras da
música popular brasileira, como em “ouro de tolo” (música de Raul Seixas) e “Mano Caetano”
(alusão a Caetano Veloso). Ao trazer essas alusões, o autor ironiza o modo como determinados
artistas constroem suas canções e se posicionam culturalmente.

Esse procedimento, que consiste em dialogar com textos ou discursos anteriores,
reelaborando-os de modo crítico ou paródico, é denominado

A) Polissemia.
B) Intertextualidade.
C) Catacrese.
D) Aliteração.
E) Prosopopeia.

GABARITO DAS QUESTÕES DE FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1 – D
A função emotiva da linguagem é predominante quando o foco está no emissor e em
seus sentimentos, emoções ou estados subjetivos. No poema, o eu lírico reflete sobre a
dificuldade de se expressar, revelando um conflito interno entre o que pensa, o que sente e o que consegue verbalizar. Palavras como “nó”, “esquisito” e “calo” evidenciam esse transtorno
emocional que impede a comunicação clara. Portanto, a alternativa D é a correta, pois reconhece que o objetivo principal do texto é expressar sentimentos e conflitos internos, alinhando-se à proposta da função emotiva da linguagem, muito comum em textos poéticos.

2 – C

O texto destaca que a Libras sofre variações linguísticas influenciadas por aspectos como
região, idade, gênero e contexto histórico — ou seja, fatores sociais e culturais, exatamente
como ocorre com as línguas orais. Isso demonstra que a Libras, assim como qualquer outra
língua natural, é dinâmica e adaptável aos contextos de uso dos seus falantes/usuários.
A alternativa C é a correta, pois reconhece esse caráter sociocultural e variável da língua. As
demais opções contêm equívocos: por exemplo, sugerem que a variação compromete a
comunicação (B), que é necessário padronizar (A), ou negam a influência histórica (E), o que
contradiz o conteúdo do texto.

3 – E

O texto tem como objetivo principal informar o leitor sobre a disponibilidade e o funcionamento
de um acervo digital do Instituto de Arte de Chicago. Apresenta dados concretos, como o número de imagens, categorias disponíveis, funcionalidades da plataforma e as possibilidades
de pesquisa e download. Essas características evidenciam a função referencial da linguagem, também conhecida como função informativa, que se caracteriza por uma linguagem objetiva, clara e centrada na transmissão de dados e informações sobre o mundo real.
As demais funções não se aplicam:
● Emotiva (A): não há expressão de sentimentos do autor.
● Conativa (B): o texto não tenta convencer diretamente, embora mencione possíveis
impactos positivos.
● Poética (C): não há preocupação estética com a forma.
● Metalinguística (D): o texto não fala sobre a própria linguagem.

4 – B

A imagem associada ao texto verbal sugere que a mulher está se preparando para sair às ruas,
onde ela precisa se defender. Assim, cobrir parte do rosto é uma metáfora, pois simboliza a
preparação da mulher para se defender do assédio masculino, como se o lenço fosse algum tipo de proteção.

5 – B

● A fala verbal sugere que tudo parece ótimo no relacionamento — o “quase ninguém
desconfiaria”.
● A linguagem não verbal, porém, contradiz essa percepção: os personagens estão
fisicamente próximos, mas emocionalmente distantes, absortos em seus celulares.
● Essa justaposição cria uma ironia que evidencia como muitas relações — especialmente
expostas nas redes sociais — aparentam intimidade, ainda que haja pouco contato
efetivo ou conversação sincera entre os parceiros.
● A alternativa B é a que melhor reflete essa crítica: “relações contemporâneas dependem
mais da aparência do que da presença efetiva.”
As demais opções se afastam dessa leitura:
● A sugere que a aparência é substituta válida da cumplicidade genuína — o que a tirinha
critica.
● C e D atribuem efeitos positivos à tecnologia, o que não condiz com o tom crítico.
● E aponta para silêncio e falta de comunicação, mas não aborda o contraste com as
aparências.

6 – A

A obra de Andy Warhol — Campbell’s Soup Cans — é paradigmática da pop art, movimento
artístico que utiliza imagens da cultura de massa e da vida cotidiana como matéria-prima para
provocar um choque crítico no espectador. Ao inserir um objeto trivial, como uma lata de sopa
industrial, no universo da galeria de arte, Warhol questiona a fronteira entre o “alto” e o “baixo”, entre arte erudita e cultura popular. Isso joga luz sobre a banalidade da mercadoria e, ao mesmo Tempo, critica o elitismo tradicional da arte.
● A alternativa B valoriza o cotidiano, mas ignora o viés crítico e irônico presente na
obra.
● A C falha ao negligenciar a política simbólica intrínseca da peça.
● A D incorre em generalização, sugerindo que Warhol desprezava a originalidade,
quando na verdade sua obra debate o conceito de originalidade.
● A E relaciona erroneamente a obra a propaganda pura, quando seu papel é justamente
problematizar essa mercantilização.

7 – C

A autora recorre à linguagem coloquial, experiências comuns do dia a dia e expressões
populares — como “dor de cotovelo”, “sacode a poeira, dá a volta por cima” e menções a estilos
musicais variados — para criar uma conexão emocional com o leitor. Essa estratégia é um
recurso persuasivo que torna o texto mais próximo, acessível e envolvente, reforçando a importância da música na vida das pessoas.
● A e D não se aplicam, pois o texto não apresenta dados estatísticos nem linguagem técnica.
● B é incorreta, pois o texto equilibra momentos difíceis com a ideia de renascimento pela música, sem focar apenas em aspectos negativos.
● E está incorreta porque não há menção a especialistas ou autoridades no texto.

8 – C

O texto, apesar de se parecer com uma definição de dicionário, utiliza figuras de linguagem
típicas da poesia, especialmente a personificação (atribuição de características humanas às
palavras, como “a palavra nuvem chove”, “a palavra triste chora”), conferindo-lhes alma, ação e emoção. Isso transforma a linguagem técnica em uma expressão poética, dando vida e
sentimento ao conceito de “palavra”. Essa característica marca a diferença entre um texto
puramente informativo e um poema.
● A e B descrevem textos de natureza técnica, não poética.
● D fala sobre organização, que não é característica marcante aqui.
● E se refere a um texto descritivo e impessoal, o oposto do uso afetivo e figurado do poema.

9 – B

O slogan “Viva o lado coca-cola da vida” tem como objetivo associar a marca a experiências
positivas, prazerosas e cotidianas, incentivando o consumidor a perceber o refrigerante como
parte de momentos felizes e leves da vida. Trata-se de uma estratégia persuasiva que valoriza o lado emocional e afetivo do consumo, e não informações técnicas ou alertas.
● A e C são incorretas porque slogans raramente apresentam dados técnicos ou composição.
● D está errada, pois não há alerta sobre riscos.

● E não se aplica, pois o slogan não trata da história da marca.

10 – B

Intertextualidade – pois Lobão dialoga de forma crítica e irônica com obras e figuras já
consagradas da MPB.

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