Química no Enem: cinco temas para estudar e se dar bem na prova
Para responder as perguntas de química no Enem, o candidato não deve apenas decorar fórmulas, mas precisa estar preparado para responder a questões teóricas sobre conceitos e definições de conteúdos da disciplina.
Radioatividade no Enem: veja as características dos raios alfa, beta e gama
O assessor de física, João Rodrigo de Almeida, destaca que a prova de química tem a tendência de trabalhar o componente curricular de multidisciplinar, envolvido em questões que dependem de conhecimentos diversos.
Nos últimos cinco anos, a prova de química do Enem trouxe como temáticas principais os assuntos abaixo, segundo o levantamento do Sistema Positivo de Ensino.
Propriedade dos compostos orgânicos
Temperatura de fusão e ebulição, solubilidade e combustibilidade são as propriedades dos compostos orgânicos, que se diferenciam de outros compostos justamente devido a elas. Conhecer as definições dessas propriedades é o primeiro passo para quem quer conquistar uma boa nota em química.
Eletroquímica
Eletroquímica é o estudo do uso das reações químicas espontâneas para a produção de eletricidade. Para a prova de química no Enem, é importante conhecer os conceitos e as fórmulas utilizadas.
Separação de misturas
A separação de misturas pode ser feita por diferentes métodos, que incluem a destilação e a decantação. Esses processos são indispensáveis para a química porque, na natureza, normalmente os materiais encontrados não são substâncias puras.
Cinética química
É a área que estuda a velocidade das reações químicas e o que faz com que elas sejam mais ou menos rápidas. Entre outros fatores, os candidatos precisam conhecer os conceitos de concentração de reagentes, pressão e superfície de contato.
Reações orgânicas
A adição, substituição, oxidação e redução, além dos mecanismos de eliminação, são todas reações orgânicas. É por meio delas que as moléculas orgânicas se transformam em novas moléculas orgânicas. Uma boa estratégia é estudar cada uma dessas reações, a importância delas e as diferenças entre reações orgânicas e inorgânicas.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta