Estrutura da redação do Enem nota mil: introdução, desenvolvimento e conclusão
No dia da prova, você precisa estar afiado não só sobre o tema proposto, mas também entender como escrever de acordo com a estrutura da redação do Enem. Saber isso vai te dar mais confiança e aumentar as suas chances de se dar bem.
Redação do Enem: estrutura, quanto vale e proposta de intervenção
Pensando nisso, a professora Erika Leal explica qual é a estrutura da redação do Enem. Este é o tema da quarta videoaula do Lá Vem o Enem. Antes disso, a aula dela foi sobre as competências cobradas avaliadas pelos corretores. Também vale muito a pena assistir.
O Lá Vem o Enem também tem uma plataforma de correção gratuita de redações. Quatro propostas serão lançadas e corrigidas até o dia da prova. A gente produziu um tutorial que ensina como enviar o seu texto.
Como escrever uma redação nota mil para o Enem
A estrutura da redação do Enem pede que o candidato escreva um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que é necessário defender um ponto de vista por meio de justificativas que sejam capazes de convencer o leitor.
Lista de possíveis temas para a redação do Enem
Para cumprir a missão e tentar obter a nota mil na prova, o estudante deve seguir a seguinte estrutura da redação do Enem:
Introdução
Na estrutura da redação do Enem, o parágrafo de introdução é o primeiro e deve ter de cinco a sete linhas. Nele, deve haver a apresentação do que será discutido. Essa primeira parte deve ter os seguintes elementos:
- Apresentar o tema que vai ser tratado;
- Indicar a problemática;
- Contextualizar o problema;
- Apresentar o posicionamento que vai seguir.
Desenvolvimento
No desenvolvimento, a estrutura da redação do Enem pede que o participante concentre o ponto de vista que defende em dois parágrafos, que devem medir de seis a oito linhas.
Os parágrafos de desenvolvimento devem ter:
- Conectivo inicial
- Tópico frasal
- Repertório
- Posicionamento
- Fechamento das ideias
Para o primeiro parágrafo de desenvolvimento da estrutura de redação do Enem, a professora Erika sugere o uso dos conectivos “diante desse contexto” e “nesse viés”. Já para o segundo, ela orienta a usar “ademais”, “outrossim” ou “além disso”.
Além disso, ela destaca que um parágrafo sempre deve ter relação com o outro.
Conclusão
O último parágrafo da estrutura da redação do Enem, que é de conclusão, deve ter de cinco a oito linhas.
O estudante deve começa-lo com um conectivo, retomar o problema, apresentar medidas interventivas e terminar apontando os benefícios do que sugeriu.
A proposta de intervenção vem nessa parte do texto e precisa de cinco elementos fundamentais:
- Ação: o que vai ser feito;
- Agente: quem vai fazer
- Modo: como vai ser feito;
- Efeito: para quê vai ser feito;
- Detalhamento: informações extras.
O Lá Vem o Enem também tem um material que explica com mais detalhes sobre a redação do Enem e uma lista com os possíveis temas da prova.
Para saber mais sobre a estrutura da redação do Enem e outros conteúdos, prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.