Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Reta final para o Enem: saiba como melhorar nos assuntos de maior dificuldade

Inscrições no Sisu 2024 podem ser feitas de 22 a 25 de janeiro; reta final para o enem

Foto: de Lookstudio no Freepik.

Mesmo tendo passado o ano inteiro estudando, é hora de otimizar a preparação os estudos na reta final para o Enem. Mas como fazer isso da melhor forma? O Lá vem o Enem traz dicas do professor Rafael Nogueira de história, para como otimizar a reta final de preparação para o exame.

✏️ TREINE DE GRAÇA: envie a sua redação e receba a correção gratuita

Antes de conhecer as estratégias do professor, a recomendação do Lá vem o Enem é treinar redação. Melhor ainda é fazer isso recebendo a correção de graça. A plataforma de correções gratuitas do projeto está com quatro temas abertos nos eixos do meio ambiente, cultura, tecnologia e social. É só conferir e aproveitar a oportunidade.

Dar prioridade aos assuntos em que há mais dificuldade

A primeira orientação do professor é conhecer os horários em que o candidato rende mais nos estudos. Dessa forma, dá para aprender mais e diminuir a procrastinação.

“Haverá momentos em que a resiliência será necessária; apenas a motivação não é suficiente. Um estudante cansado ou com fome pode facilmente arranjar desculpas para evitar o estudo”, destaca o professor.

Por isso, o tempo de maior rendimento deve ser dedicado às matérias com as quais o estudante sente mais dificuldade ou ainda tem mais dúvidas.

“Reserve os momentos em que você está mais alerta. Por exemplo, se o aluno tende a sentir sono após o almoço, é mais eficaz estudar as disciplinas mais difíceis em horários em que se sente mais energizado,” explica Rafael.

Já os assuntos em que o estudante se sente mais seguro devem revisados nos horários de menor rendimento, alerta o professor. Isso porque a afinidade com a matéria faz com que o estudo flua de maneira mais natural e, consequentemente, exige menos esforço.

Mudança de perspectiva

A terceira orientação é mudar a perspectiva em relação às disciplinas que o aluno gosta menos.

“O aluno pode pensar: ‘não sou fã desta matéria, mas adoro desafios e quero aprender algo novo’. Essa mudança de pensamento pode ser uma motivação”, recomenda Rafael.

Inspirações

Por último, a dica do professor é buscar inspiração em pessoas que são apaixonadas pelas matérias que você estuda.

“Por exemplo, sou professor de história e não tinha facilidade com matemática e química. Mas quando vejo alguém apaixonado por essas disciplinas, e que explica suas razões para gostar delas, isso desperta minha curiosidade e vontade de aprender”, conclui.

Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.

Deixe uma resposta