Revisões, mapas mentais e técnica Pomodoro para o Enem
Uma das fases mais importantes da preparação de estudantes, especialmente para o Enem, é a de revisão. Nessa etapa, é possível lembrar dos assuntos vistos há mais tempo, como no começo do ano, por exemplo.
📚 🚀 Veja como montar o melhor cronograma de estudos para o Enem
Uma revisão eficaz e capaz de gerar bons resultados se baseia nos seguintes passos:
- Organizar os assuntos que serão revisados;
- Identificar em quais assuntos há mais dificuldade e se dedicar mais a eles;
- Resumir e fazer fichamentos para fixar as informações mais importantes;
- Recorrer a mapas mentais para ajudar memorizar;
- Treinar também com exercícios.
Conte com recursos como o Mapa Mental e a técnica Pomodoro
Os mapas mentais são um ótimo recurso para estudar. O destaque está nas imagens, palavras-chaves e textos pequenos. Esses três elementos juntos têm a capacidade de organizar o raciocínio para identificar os temas mais importantes de cada disciplina. Dessa forma, a revisão é mais rápida e o estudante ganha tempo, que precisa ser um aliado na reta final dos estudos.
Um bom mapa mental para começar a revisar deve apresentar uma visão geral dos conteúdos mais comuns nas provas. Mas depois, é necessário um mapa mental para cada um desses temas.
Outro meio indicado para render mais nos estudos é a técnica Pomodoro.
O método de desenrola da seguinte forma: o estudante tem duas horas para a realização de atividades. Primeiro, ele faz uma atividade durante 25 minutos e descansa 5 minutos. Esse ciclo deve ser repetido até completar duas horas. Depois dos estudos, é compensado com um descanso de mais 30 minutos.
Para não ter erro, é interessante usar despertador para não deixar o tempo passar e caderno para colocar no papel as atividades que devem ser cumpridas.
Simulados, provas anteriores, exercícios e testes práticos
Colocar em prática o que foi aprendido também é um jeito super eficiente de revisar e reforçar a fixação do conteúdo.
Isso pode ser feito com a seleção de perguntas dos temas que estudados em simulados, provas anteriores do Enem e mais exercícios disponíveis na internet.
Em algumas plataformas, os professores já oferecem as questões junto com as respostas dela.
Também é importante monitorar o tempo usado em cada questão. Assim, é possível saber se o ritmo está conforme deve ser nos dias de prova.
Não fique de fora das últimas novidades do Lá Vem o Enem! Participe do canal no Telegram e da comunidade no WhatsApp para receber atualizações de redes sociais, videoaulas, questões e materiais de estudo. E não se esqueça de nos seguir no Instagram e TikTok para mais conteúdo.