Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Revolta das Vacinas e Guerra de Canudos: como surgiram

Vacinas. Foto: Freepik.

A Revolta da Vacina e a Guerra de Canudos, assim como outros conflitos que aconteceram em vários períodos históricos do Brasil, são assuntos recorrentes nas provas de ciências humanas do Enem.

🌳🦒 Confira também a videoaula de biologia sobre teorias evolutivas

Esses conflitos são temas da segunda videoaula do Lá Vem o Enem 2024. Na aula, o professores Rafael Virgínio destaca que o Brasil não é um país pacífico. Além disso, ele ensina em qual contexto cada movimento se formou e como foi o desenrolar deles.

Antes de conhecer mais sobre as Revolta da Vacina e a Guerra de Canudos, assista à videoaula de história com a explicação e dicas do professor sobre o assunto.

Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina, conforme o professor, é considerada urbana e aconteceu no ano de 1904. Quando Rodrigues Alves assumiu a presidência da república se deparou com epidemias de diversas doenças na então capital federal, o Rio de Janeiro.

Por isso, o presidente resolveu intervir no problema. A partir de uma análise, viu-se a necessidade de fazer uma reforma urbana na cidade. Para isso, contou com a ajuda do prefeito Pereira Passos. Além disso, também foi organizada uma campanha de vacinação obrigatória em massa, orquestrada por Osvaldo Cruz.

Porém, a reforma urbana deixou parte da população desabrigada. Com isso e por conta da disseminação de informações falsas, muitas pessoas acharam que as vacinas fossem uma forma de extermínio das comunidades mais pobres.

Diante desse cenário, a Revolta da Vacina surge por causa da condição de vida da população, de uma reforma mal feita e também por conta de uma vacinação obrigatória que aconteceu sem campanhas de conscientização e ainda de forma autoritária.

Dica 1: o professor destaca que é preciso lembrar que a Revolta da Vacina não aconteceu apenas porque as pessoas não queria se vacinar, mas pelos motivos mencionados acima.

Dica 2: o livro “Cidade Febril: cortiços e epidemias na corte imperial”, de Sidney Chalhoub, é sugerido pelo professor para quem quer entender o cenário do Rio de Janeiro que antecede a Revolta da Vacina, no qual a cidade estava tomada por diversas doenças.

Guerra de Canudos

O principal personagem da Guerra de Canudos, que começou em 1896, foi Antônio Conselheiro. Em um período marcado pela força do coronelismo, pela fome e pela seca, o beato saiu do interior do Ceará peregrinando até a Bahia, prometendo que salvaria e tiraria da pobreza as pessoas oprimidas pelos coronéis.

Uma grande parcela da população sertaneja foi convencida por ele, que os levou até Canudos, onde construiu uma vida com melhores condições. Dessa forma, cada vez mais pessoas eram atraídas até a comunidade.

Insatisfeito, o governo federal uniu forças com os coronéis e parte da igreja católica. Depois disso, o Exército foi enviado para acabar com Canudos. O que chamou a atenção, conforme o professor, foi a forma com que a população conseguiu resistir.

Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.

Deixe uma resposta