Temas das redações do Enem e Encceja podem ser iguais?
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Encceja foram aplicadas no último domingo (27). O exame concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram essas etapas em idade regular.
📝 Redação do Enem: estrutura, quanto vale e proposta de intervenção
Os temas das redações do Encceja 2023 foram “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas“, para alunos de ensino fundamental, e “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador” para aqueles do ensino médio.
Pensando nisso, o Lá Vem o Enem conversou com a professora de redação Josy Kelly, que explicou quais são as semelhanças entre o Encceja e o Enem, assim como a possibilidade de repetição de temas.
A professora não acredita que o tema seja o mesmo entre os dois exames, mas disse que o eixo temático pode se repetir nas duas provas.
“O tema do Encceja deste ano se assemelha ao tema que foi abordado no Enem 2016 (intolerância religiosa) e 2020 (doenças mentais), mas com uma ressalva, este ano a temática foi ainda mais específica. Em 2016 o recorte temático foi intolerância religiosa, em 2023 ‘matrizes africanas’; em 2020 foi ‘estigmas associados às doenças mentais’, este ano ‘saúde mental do trabalhador’”, comparou.
Ainda conforme a professora, os temas abordados no Enem e no Encceja seguem a mesma linha: questões atuais, com foco nos problemas que a sociedade brasileira enfrenta.
Por outro lado, ainda não houve repetição de temáticas, mas existiram temas próximos, como neste ano.
Para a prova do Enem 2023, Josy espera temas atuais e bem específicos, assim como aconteceu no Encceja. Temáticas como transplante de órgãos, homofobia e deslocados ambientais são algumas das apostas dela.
Fique atualizado com o Lá Vem o Enem: receba conteúdo das redes sociais, links para videoaulas, questões e materiais de estudo no Telegram ou no WhatsApp. Ah, e siga o projeto no Instagram e Tik Tok para estar sempre à frente!