Termologia: entenda conceitos fundamentais e como pode cair na prova do Enem

Compartilhar:

A nova videoaula do Lá Vem o Enem traz uma explicação detalhada sobre os principais conceitos de termologia, área da física que estuda os fenômenos relacionados ao calor, à temperatura e às trocas de energia térmica. A aula é conduzida pelo professor de Física Helves Cezar, que esclarece dúvidas comuns entre os estudantes e apresenta exemplos práticos que ajudam a compreender melhor o tema.

O tema é especialmente importante para quem vai fazer o segundo dia de provas do Enem, no próximo domingo (16), quando são cobradas as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, incluindo Física, Química e Biologia.

“Qual a diferença entre temperatura e calor? Muitas vezes é um conceito trabalhado de forma errada. Muitas pessoas associam calor a uma alta temperatura”, explica o professor Helves. Ele destaca que entender essa distinção é essencial para interpretar corretamente fenômenos do cotidiano e resolver questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o professor, a temperatura é uma grandeza física que indica o grau de agitação das partículas de um corpo. Quanto mais agitadas estão as moléculas, maior é a temperatura registrada. Ela é medida por instrumentos como o termômetro e expressa em escalas como Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (°F). A temperatura, portanto, não representa uma forma de energia, mas sim o estado térmico de um corpo.

Já o calor é uma forma de energia em trânsito, que flui de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura até que ambos atinjam o equilíbrio térmico. Ou seja, o calor é energia transferida devido à diferença de temperatura entre os corpos. 

Um exemplo cotidiano é o funcionamento do ar-condicionado: o aparelho retira o calor do ambiente interno e o transfere para o exterior, mantendo o espaço refrigerado. Nesse processo, ocorre a troca de energia térmica, mas a temperatura percebida dentro do ambiente é o resultado da diminuição da agitação das moléculas do ar.

Professor Helves Cezar explica os conceitos de termologia – Reprodução/Lá Vem o Enem

Helves também aborda na aula os três métodos de propagação do calor: condução, convecção e irradiação. 

A condução acontece quando o calor se transfere de partícula para partícula, sem que haja deslocamento de matéria, como ocorre em uma barra de ferro aquecida em uma das extremidades, que gradualmente aquece toda a peça. 

Já a convecção ocorre com o deslocamento das partículas, típicas dos fluidos (líquidos e gases). É o caso do ar quente que sobe e do ar frio que desce, fenômeno que explica a brisa marítima e terrestre: durante o dia, o ar sobre a terra aquece mais rápido e sobe, enquanto o ar mais frio do mar se desloca para o continente; à noite, o processo se inverte, formando a brisa terrestre. 

Por fim, a irradiação é a propagação do calor por meio de ondas eletromagnéticas, sem necessidade de um meio material, como ocorre com a energia proveniente do Sol que aquece a Terra.

Quer mais dicas sobre temas relacionados à física? Cola no Lá Vem o Enem e pega todas as estratégias para arrasar na prova!

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress