Três redações alcançam pontuação máxima na plataforma de correções do Lá Vem o Enem

Compartilhar:

A preparação para o Enem 2025 rendeu resultados expressivos entre estudantes que utilizaram a plataforma de correção gratuita de textos de redação do Lá Vem o Enem. Três estudantes conquistaram a nota mil, pontuação máxima, ao treinarem seus textos com os temas propostos pela iniciativa.

Entre os assuntos trabalhados na plataforma estavam “Políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos”, “O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro”, “A gestão de resíduos sólidos como desafio das cidades brasileiras”, “O impacto da urbanização na saúde mental da população” e “A reintegração social de egressos do sistema prisional”. Os temas, sempre atuais e alinhados à proposta do exame, serviram de base para que os estudantes desenvolvessem a escrita argumentativa com foco nas cinco competências avaliadas pelo Enem.

A plataforma, totalmente gratuita, oferece correções individualizadas e detalhadas, permitindo que cada aluno identifique seus pontos fortes e as áreas que precisam de aprimoramento. 

A cada nova redação enviada, os estudantes recebem orientações sobre como melhorar aspectos de estrutura, argumentação, coesão e proposta de intervenção  e o resultado vem se traduzindo em conquistas de alto desempenho.

Enem 2025

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (9). Nessa fase, os participantes enfrentam a redação e 90 questões objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no domingo seguinte (16), ocorre a segunda etapa do exame, com mais 90 questões, desta vez voltadas para Matemática e Ciências da Natureza.

Nos dois dias de aplicação, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam pontualmente às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.

Estudante do Sertão paraibano conta como alcançou a pontuação máxima na plataforma de correção de redação do Lá Vem o Enem

Um dos estudantes que obteve a pontuação máxima na plataforma de correções do Lá Vem o Enem foi o estudante Luan Lopes de Oliveira, de 20 anos, morador de Conceição, no Sertão da Paraíba, que terminou o Ensino Médio em 2024. Sem cursar faculdade no momento, Luan contou como a plataforma foi essencial para alcançar a nota máxima na redação. A seguir, veja a entrevista que o Lá Vem o Enem fez com o estudante.

LVOE – Como foi pra você receber a notícia de que obteve a nota máxima na redação enviada para a plataforma? E como está se preparando para o Enem?

LUAN  LOPES – “Assim, eu não costumava receber muitas correções das minhas redações, e essa iniciativa da plataforma me ajudou bastante! À medida que eu enviava mais redações, os corretores me mostravam como eu podia melhorar em determinadas competências, e isso foi essencial pra eu enxergar erros que eu vinha repetindo bastante. Quando eu recebi o 1000, tive uma sensação de que realmente estava valendo a pena, que o meu esforço estava dando resultados! Fora isso, os temas que surgiram ao longo das semanas foram muito pertinentes, todos têm a cara de cair no Enem. Então eu costumo ficar revendo as correções que recebi nelas, o que posso melhorar e quais estratégias semelhantes eu posso aplicar no dia da prova para atingir uma boa pontuação. Agradeço muito essa iniciativa gratuita, com certeza ela ajuda muito os estudantes que não têm condições financeiras para comprar um cursinho de redação.”

LVOE – Você lembra qual foi o tema da redação que fez quando alcançou essa nota?

LUAN  LOPES – “Era sobre o impacto da urbanização na saúde mental da população brasileira.”

LVOE – Como foi o processo de estudo pela plataforma do Lá Vem o Enem?

LUAN  LOPES – “Eu sempre costumava abrir ela de vez em quando no meu dia a dia, pra ver se saía algum tema novo para treinar. Quando isso ocorria, eu baixava a proposta, fazia a redação e digitalizava a foto dela. Depois, ficava abrindo de vez em quando depois de mandar, porque a gente sempre fica ansioso, qual será a nota que eu vou tirar? Será que ficou boa? E pensamentos desse tipo que recebiam resposta quando as correções chegavam. A minha primeira foi sobre políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos, também fiz uma sobre a questão dos resíduos sólidos, outra sobre o retorno dos egressos do sistema prisional. Deve ter mais além dessas, mas essas são as principais que recordo agora, além da que tirou nota 1000.”

LVOE – Além da parte de redação, o Lá Vem o Enem ajudou em outras áreas da sua preparação pro Enem?

LUAN  LOPES – “Pra ser sincero, eu praticamente só usei o Lá Vem o Enem pra estudar e treinar com a redação, já que eu costumo estudar as outras áreas fazendo questões antigas das provas do ENEM e corrigindo meus erros. Porém, teve um dia que eu dei uma lida rápida numa aula que falava sobre taylorismo, fordismo e toyotismo, pra relembrar as principais diferenças desses modos de produção (provavelmente essa foi a única que eu dei uma lida, tirando as de redação).”

LVOE – Qual curso e universidade pretende seguir?

LUAN  LOPES – “Bem, eu ainda tô meio incerto porque vários cursos chamam minha atenção, os principais são Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Relações Internacionais e, caso eu passe, eu tenho um pezinho atrás quanto à Medicina também. Uma universidade que chama minha atenção é a UFPB (Universidade Federal da Paraíba).”

LVOE – Que dica você daria para quem vai fazer o Enem e quer mandar bem na redação?

LUAN  LOPES – “Não usem repertórios de bolso! Um aspecto que eu sempre gostei na redação é que a gente pode mostrar pros corretores um pouco da nossa bagagem, sabe? O processo de escrita não se limita a ter que usar filósofos, teorias e leis de outro mundo. Claro, eles também são válidos e ótimos se aplicados de modo pertinente e não genérico! Mas algo que eu gosto muito é o fato de a gente poder usar, por exemplo, uma música, um filme, uma série, um anime etc. Eles são válidos, inclusive a Cartilha de Redação desse ano ressalta esse fato! Então, tentem trazer abordagens legítimas, com certeza elas dão mais credibilidade ao seu projeto de texto se forem relacionadas de uma boa maneira ao tema e aos argumentos.”

A rotina intensa que levou o pernambucano Alex Feitosa à nota mil

Outro destaque entre os estudantes que alcançaram a nota máxima na redação pela plataforma do Lá Vem o Enem é Alex Feitosa, de 22 anos, morador de Abreu e Lima (PE). Já formado no Ensino Médio, Alex contou que recebeu com surpresa a notícia da nota mil e destacou o papel da plataforma no aprimoramento da sua escrita e na preparação para o Enem.

LVOE – Como foi pra você receber a notícia de que obteve a nota máxima na redação enviada para a plataforma? E como está se preparando para o Enem?

ALEX FEITOSA – Foi uma surpresa, pois no ano passado havia perdido 100 pontos na redação do ENEM 2024, e quando eu vi a nota fiquei muito feliz. Sobre a preparação, nessa reta final, foquei mais na escrita, fazendo três redações por semana, desde o início do mês.

LVOE – Você lembra qual foi o tema da redação que fez quando alcançou essa nota?

ALEX FEITOSA – Políticas públicas para prevenção de crimes cibernéticos

LVOE – Como foi o processo de estudo pela plataforma do Lá Vem o Enem?

ALEX FEITOSA – Experiência muito positiva, principalmente no tempo de correção. Havia dias que mandava a redação e no mesmo dia já era corrigida. Para quem não tem condições de pagar um professor profissional é uma excelente forma de estudo, com temas atuais bem relevantes e com recomendações sobre o que a gente pode melhorar na escrita. Aproveitei todos os temas e me ajudou a aumentar meu repertório.

LVOE – Qual curso e universidade você pretende seguir?

ALEX FEITOSA – Sonho em estudar medicina na UFPE ou conseguir alguma bolsa nas faculdades particulares de Pernambuco, também para medicina

LVOE – E pra fechar, que dica você daria pra quem vai fazer o Enem e quer mandar bem na redação?

ALEX FEITOSA – Manter a calma durante esses dias finais, revisar os repertórios e estruturas chaves para redação, e descansar no final de semana para ter energia durante a prova. Embora o tema da redação seja específico e muitas vezes imprevisível, não foge da estrutura usual. Então foco em rever o que estudou, descanso e manter a calma.

Quer mais dicas sobre como se preparar bem para o dia da prova? Cola no Lá Vem o Enem e pega todas as estratégias para arrasar na prova!

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress