Meio ambiente e energias renováveis: como os assuntos caem no Enem
As mudanças climáticas e as discussões sobre meio ambiente, como o uso de energias renováveis, são temas recorrentes nas provas do Enem. Com o assunto em alta, o professor de geografia Rodrigo Leite explica como esses assuntos podem cair em cada disciplina nas provas deste ano.
7 assuntos de geografia para dominar e se sair bem na prova
Esse é o tema do último videocast Lá Vem o Enem 2023, que também conta com a participação da ativista ambiental Mikaelle Farias.
Urbanização: conceitos, causas e como o assunto é cobrado
O professor destaca que meio ambiente é o meio em que a gente vive. Para se dar bem em questões sobre o assunto (que pode ser cobrado nos dois dias de provas nas disciplinas de química, física, geografia, história e redação) e todos os debates em torno dele, os estudantes não podem deixar de estudar tópicos como:
- Sustentabilidade
- Reciclagem
- Lixo
- Poluição do ar
- Efeito estufa
- Ilhas de calor
- El Niño
- Mudanças climáticas
Já o conceito de energia renovável, segundo o professor, é o recurso energético que se renova. E que, por isso, deveria ser usado em maior quantidade indo de encontro às práticas atuais em que a indústria, por exemplo, é movida principalmente por combustíveis fósseis, a exemplo de petróleo e carvão.
Alguns exemplos de energias renováveis são a solar e a eólica. Por outro lado, também é preciso ter atenção aos impactos que elas podem causar ao meio ambiente. Mesmo sendo considerado limpo, esse tipo de energia pode provocar danos ambientais e sociedade, especialmente por causa de implantações inadequadas que pode gerar uma desertificação, por exemplo. Esse aspecto aponta para a necessidade de uma fiscalização mais efetiva.
Para o futuro, o professor e a ativista apontam para a necessidade de investimentos em novas fontes de energia, como o hidrogênio verde, que é uma alternativa para o setor de mobilidade.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta