‘Meu nome é Gal’ no Enem: como filme pode cair na prova
“Meu Nome é Gal” é um filme que retrata o momento da Tropicália, o principal movimento da contracultura no Brasil, que provocou a maior mudança musical e comportamental que o país já passou. Gal Costa foi a principal voz feminina do Tropicalismo, como o período também é conhecido.
Local de prova do Enem: como e onde ver
Assistir ao filme, além de ser uma opção de lazer, também pode render aprendizado para o Enem. Isso porque a Tropicália aconteceu durante a Ditadura Militar, fase da história brasileira que sempre cai no exame.
O professor Gustavo Henrique explicou que a Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário, que começou com o golpe militar em 31 de março de 1964, e durou 21 anos.
Foi exatamente nesse período que o Tropicalismo, que surgiu no fim da década de 1960, se destacou enquanto movimento cultural que tinha as seguintes características:
- A influência do concretismo
- Roupas coloridas
- Atuações performáticas cantadas por meio de alegorias e deboche
Os primeiros representantes desse movimento foram artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa (quem o filme homenageia) e Gilberto Gil.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta