Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Direito no Enem: como estudar e o que usar na prova

Direito no Enem: como estudar e o que usar na prova

Direito no Enem: como estudar e o que usar na prova. Foto: Freepik.

As provas do Enem costumam ter questões bem contextualizadas e que conversam com diversas áreas da sociedade. Uma delas é o Direito. Por isso, o Lá Vem o Enem traz o debate de como esse conteúdo pode ser útil no exame.

A advogada Carla Uedler e o estudante João Pedro Ferreira conversam sobre a temática e dividem as próprias experiências no novo videocast do Lá Vem o Enem, onde também dão dicas de como passar para o curso, que é um dos mais concorridos entre quem busca uma vaga na universidade.

João Pedro, aprovado em 1º para curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aponta que essa área está presente em muitos aspectos da vida cotidiana. Além disso, aparece bastante nas disciplinas do ensino médio, a exemplo de geografia, história, filosofia e sociologia.

📝 Acesse a plataforma de correção gratuita de redações

O estudante destaca que, para começar, os candidatos precisam investir em autoconhecimento. Se conhecendo, os participantes não vão encarar a prova como um desafio insuperável, mas como uma subida para realização dos próprios sonhos e planos.

O Enem, segundo João Pedro, também exige atenção da mesma forma que cobra conteúdo. Por isso, é importante que os estudantes treinem de forma constante. A dica dele é resolver um simulado a cada duas semanas e produzir duas redações por semana. Saber o que esperar faz com se tenha menos ansiedade e preocupação sobre o que está por vir.

Já Carla aposta na disciplina e no esforço para que o participante se saia bem. Para ela, a prova pode cobrar temas relacionados como direitos humanos, como:

  • descriminalização do aborto

  • Equiparação do crime de injúria racional com o de racismo
  • Novas pluralidade familiares

A advogada também recomenda que os candidatos estudem a Constituição Federal. Essa atividade deve ajudar principalmente no repertório sociocultural da redação.

João Pedro reforça que os estudantes que vão fazer a prova devem investir tempo e atenção em direitos básicos, especialmente das áreas civil, política e social.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.

Deixe uma resposta