Atualidades no Enem: três temas que podem cair na prova
Uma das características do Enem é pedir a resolução de questões interdisciplinares, principalmente relacionadas com assuntos da atualidade e problemas sociais. Por isso, os estudantes devem se manter sempre atualizados sobre as temáticas que estão acontecendo no mundo.
📚 Três dicas de como estudar atualidades para o Enem
A prova de ciências humanas, por exemplo, é formada pelas disciplinas de geografia, história, filosofia e sociologia. As questões desses componentes geralmente cobram questões que estão presentes nos debates sociais.
O editor de ciências humanas da Conquista Solução Educacional, Carlos Eduardo Zlatic, elencou três temas que podem cair nas questões da prova deste ano.
Exclusão social e meio ambiente
As ameaças aos biomas brasileiros, principalmente à Amazônia, são uma preocupação global. Queimadas e desmatamentos têm efeitos imediatos como a crise hídrica, que gera racionamento do abastecimento de água, e as calamidades causadas pelo excesso de chuvas, ainda mais graves quando atingem os centros urbanos.
✍🏽 Correção gratuita de redações: envie seu texto sobre ‘Os desafios dos refugiados ambientais no Brasil’
🌱 VIDEOCAST: veja o episódio sobre meio ambiente e energias renováveis
“A Geografia merece destaque ao trabalhar com o conceito de antropoceno, uma nova era geológica caracterizada pelos impactos da ação humana na natureza e os efeitos nocivos para todo o planeta, como a poluição por plástico, o aquecimento global, as catástrofes naturais, entre outros”, aponta Zlatic.
Além de geógrafos, o editor indica estudar filósofos como Hans Jonas e Ailton Krenak, que abordam questões ambientais nas teorias.
Democracia, cidadania e representatividade
O especialista ressalta que os questionamentos a respeito do funcionamento da democracia no Brasil aumentaram nos últimos anos, o que perpassa a representatividade de grupos minoritários, mas também o consenso para o funcionamento democrático.
🎙️ VIDEOCAST: assista ao episódio sobre direito
⚖️ REDAÇÃO: Constituição Federal como repertório para 5 temas
“O tema da democracia é alvo de constante atenção. Seria impossível compreender esse tema sem a História e a Filosofia”, salienta.
Zlatic recomenda Maquiavel e Hannah Arendt como nomes fundamentais para ajudar a entender melhor os regimes políticos.
Violência no Brasil
Segundo o Atlas da Violência de 2023, o Brasil é um dos países mais violentos do mundo.
“Esse levantamento traz ainda um dado que requer atenção: o aumento da violência contra a população idosa no Brasil, na ordem de 38%”, revela Carlos, ressaltando que bons conhecimentos de Geografia e de Sociologia podem auxiliar na compreensão desse tema.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta