Cinética química: saiba como a velocidade das reações cai no ENEM

Entenda o que é cinética química, como funciona a velocidade das reações e por que esse tema é importante para o Enem. Veja exemplos e dicas de estudo.
Compartilhar:

Reprodução / Lá Vem o Enem

Mais uma videoaula do Lá Vem o Enem tá na área e, dessa vez, o professor de Química Diogo, mais conhecido como Giga, vai te mostrar tudo sobre Cinética química e o que cai no ENEM 2025.

Spoiler: entender a velocidade das reações é mais útil do que você imagina e está presente até no seu dia a dia.

Antes de tudo, Giga explica que a Cinética Química estuda a velocidade das reações e os fatores que influenciam esse processo. “Galera, não esquece, é um tópico que o ENEM adora, e o aluno precisa saber disso”, diz o professor.

O que é cinética química?

Cinética Química é a parte da Química que analisa como e por que uma reação acontece, e a que velocidade ela ocorre.

O professor lembra que você encontra a cinética química em situações do dia a dia: guardar alimentos, formação de rochas ou até tomar um comprimido.

“Ah, eu quero tomar um comprimido. Será que é mais interessante eu tomar esse comprimido, ele na forma de pó ou na forma de comprimido inteiro? Tudo isso é cinética”, afirma o professor.

Condições para uma reação acontecer

Nem toda reação química acontece sozinha. Giga ensina que existem algumas condições fundamentais:

  • Afinidade: os reagentes precisam se “dar bem”.
  • Contato físico: as partículas precisam se encontrar.
  • Orientação adequada (choque efetivo): o contato precisa ser simétrico, com a geometria certa.
  • Energia de ativação: energia mínima necessária para iniciar a reação.

“Uma reação química não vai acontecer aleatória. Até porque se isso acontecesse, nós teríamos um problema. Imagina eu estar usando essa roupa aqui e essa roupa entrasse em contato com minha pele e começasse a reagir. Problema!”, comenta o professor.

Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas

1. Concentração dos reagentes

Aumentar a concentração dos reagentes aumenta a probabilidade de colisões entre as moléculas, acelerando a reação. Por exemplo, em uma solução com mais partículas de reagente, há mais chances de colisões efetivas.

2. Temperatura

Elevar a temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, fazendo com que se movam mais rápido e colidam com mais frequência e energia, acelerando a reação.

3. Superfície de Contato

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação. Partículas menores têm mais área exposta para reagir.

4. Catalisadores

Catalisadores são substâncias que aceleram a reação sem serem consumidas. Eles oferecem um caminho alternativo com menor energia de ativação, facilitando a formação dos produtos.

Não fique só na teoria! Acesse o Lá Vem o Enem, confira mais videoaulas, dicas e materiais exclusivo de outros temas que caem na prova. Estude de forma prática, divertida e aumente suas chances de aprovação! 🚀

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress