Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Literatura brasileira: quatro livros para ler antes do Enem

Literatura brasileira: quatro livros para ler antes do Enem

Literatura brasileira: quatro livros para ler antes do Enem. Foto: Freepik

A literatura faz parte da prova de ciências humanas do Enem, mas também costuma cair no exame forma interdisciplinar. Ou seja, relacionada com outras disciplinas como história e sociologia.

🍿 Lista de filmes para estudar para o Enem

E claro, ainda pode e deve ser usada como repertório sociocultural na prova de redação do exame.

Por isso, o Lá vem o Enem traz uma lista feita pelo professor de literatura, Alencar Schueroff , com quatro sugestões de livros de autores brasileiros que devem ser quase que obrigatoriamente lidos antes do Enem.

Lista de livros que devem ser lidos antes do Enem

A Hora da Estrela                                                   

“A hora da estrela”, de Clarice Lispector, é considerado uma das obras-primas da autora. Publicado em 1977, o romance aborda temas relacionados à identidade, à solidão e à complexidade da existência.

Segundo o professor, a obra possibilita que o candidato faça reflexões sobre relações humanas.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Já “Memórias póstumas de Brás Cubas” é uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis e uma das principais referências do realismo. Publicado em 1881, o livro é narrado por um defunto autor, que conta a sua própria história após a morte.

A história, conforme o professor, permite que o candidato faça uma análise da sociedade brasileira da época, além de uma reflexão sobre a condição humana e os valores da vida e da morte.

O cortiço

“O cortiço” é uma das obras mais importantes do Naturalismo. Publicado em 1890, conta a história de vida de um cortiço no Rio de Janeiro do final do século XIX.

Para o professor, o livro é um retrato importante da sociedade brasileira do século XIX e contribui para a crítica das condições de vida das classes menos privilegiadas.

Vidas Secas

“Vida Secas” é destaque movimento regionalista, que tem a finalidade de retratar a realidade e as características culturais de alguma região. O livro fala das dificuldades enfrentadas na luta pela sobrevivência e explora temáticas como a miséria, a exploração e a relação com o semiárido.

Por meio dele, é possível levantar pautas sociais e humanas conforme explicou o professor.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.