O que comer antes e na prova do Enem
Todo mundo já sabe que é necessário estudar para conseguir um bom resultado no Enem. Mas além de se dedicar muito aos estudos, os candidatos podem contar com um aliado a mais: uma alimentação saudável.
O professor de nutrição Rodrigo Dutra explicou que um cardápio equilibrado antes e também no dia da prova ajuda na concentração dos estudantes.
Para se concentrar melhor, sugere que a dieta dos candidatos tenha frutas, vegetais, carnes, leites e seus derivados.
Quem também detalhou como uma boa alimentação faz diferença na hora de estudar foi o psicólogo Pedro Lucas. Ele participou do primeiro videocast do Lá Vem o Enem e ensinou como manter a saúde mental durante a preparação para o exame.
Rodrigo destacou que quem ainda não adotou uma rotina de alimentação saudável deve começar o quanto antes. Para potencializar ainda mais os resultados, é importante aliar a dieta à prática de atividades físicas. Tudo isso vai ajudar antes e nos dias da prova.
Agora que vocês já sabem o que fazer, é hora de conhecer também o que evitar. E o açúcar e o sal são vilões nesses casos.
Segundo o professor, o chocolate é um alimento que deve ser evitado. Ele gera um pico de saciedade quase imediato por entrar rápido na corrente sanguínea. Mas depois que o pico cai, e a concentração também vai por água abaixo.
Por causa disso, a recomendação é que, nos dias de prova, os doces sejam substituídos por lanches leves. Castanha, amendoim e barras de cereais são uma ótima pedida. E, claro, não esqueça de se hidratar. Beba água!
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.