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Redação do Enem: 8 dicas para garantir uma boa nota

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Estudante pratica redação para o Enem. Foto: Racool_studio/Freepik

A redação do Enem cobra cinco competências específicas dos candidatos, que podem ser um desafio para os candidatos. Por outro lado, existem técnicas para facilitar a produção textual no exame.

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As professoras de redação Denize Juliana Reis Cardoso e Kalen Franciele Piano explicam o que os participantes devem fazer, além de seguir a estrutura do texto, para que se saiam bem e alcancem uma boa nota na prova.

Atenção para o posicionamento

Denize explica que antes de começar a pensar na argumentação, é necessário que o candidato defina a tese que vai defender no texto.

“É a partir dela que o candidato fará toda sua argumentação. Logo, não faz sentido pensar nos argumentos sem antes estabelecer um posicionamento”.

Ter coerência

A professora Denize também orienta que os candidatos elaborem uma proposta de intervenção que esteja alinhada com a problemática abordada no texto.

“Não adianta trazer uma solução genial se não for ao encontro daquilo que está sendo escrito”.

Separar tempo para revisar e passar o texto a limpo

Denize alerta para que os estudantes lembrem de reservar tempo para ler o que escreveram, fazer uma revisão cuidadosa e transcrever a redação para a folha de versão definitiva. Ela destaca que, embora uma letra feia não desconte pontos, a legibilidade pode impactar a avaliação.

“Portanto, apressar-se ao passar o texto para a folha final aumenta o risco de tornar a letra ilegível”.

Mostrar respeito à diversidade e aos Direitos Humanos

Enem costuma abordar problemáticas sociais brasileiras. Por isso, Denize ressalta que os estudantes devem lembrar que “o Brasil é um país com enorme diversidade de povos, culturas e costumes. Portanto, é fundamental evitar generalizações e sempre respeitar os Direitos Humanos”.

Não fugir do tema

Já a professora Kalen, explica que a banca examinadora do Enem considera que uma redação tenha fugido ao tema quando nem o assunto mais amplo, nem o tema específico proposto são desenvolvidos no texto. Para evitar isso, é preciso desenvolver uma discussão dentro dos limites do tema definido pela proposta.

Desenvolvimento

No desenvolvimento do texto, o autor fundamenta e explica os argumentos apresentados na redação. É importante relacionar essa etapa ao ponto de vista escolhido, utilizando exemplos, comparações e outras estratégias.

Kalen reforça a importância de selecionar cuidadosamente as informações, considerando o limite de linhas, e realizar os desdobramentos necessários para evitar lacunas de sentido. Um bom desenvolvimento fortalece a argumentação e contribui para a consistência do texto.

Proposta de intervenção

Ao propor uma intervenção, é importante explorar a abordagem que melhor se adequa ao tema e ao projeto de texto. No entanto, é essencial garantir que a proposta esteja claramente explicitada. Apenas mencionar a falta de ação ou de um projeto não é suficiente para configurar uma proposta de intervenção. É importante evitar propostas vagas, genéricas ou que não sejam compatíveis com a discussão em questão.

A professora reforça também que é necessário apresentar uma estrutura que torne a proposta de intervenção concreta e que aborde efetivamente a situação problematizada no texto.

Estar preparado para o tema

Por último, a professora Kalen destaca que o mais importante não é acertar o tema que será proposto na redação, mas estar preparado com base nos eixos temáticos. Se o aluno leu, treinou e se preparou para discutir temas como saúde, tecnologia, educação, ou qualquer outro eixo temático de forma mais ampla, estará preparado para qualquer tema.

É importante que os estudantes saibam que eles precisam dominar o maior número possível de eixos temáticos e não tentar adivinhar o tema da redação.

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