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QUESTÕES DE BIOLOGIA: teorias da evolução

A primeira videoaula do Lá Vem o Enem 2024 foi de biologia, sobre teorias da evolução, ministrada pela professora Marcela Querino.

Entre os assuntos abordados, está a importância de Jean-Baptiste Lamark e Charles Darwin para o assunto que pode ser cobrado na prova de Ciências da Natureza.

A professora preparou algumas questões sobre o assunto para você testar seus conhecimentos. Vamos lá? Mas, antes, que tal rever a videoaula para refrescar a memória?

Agora veja abaixo todas as 10 questões e, depois, confira o gabarito.

  1. (UECE) Os conhecimentos genéticos foram associados aos pensamentos darwinianos na teoria moderna da evolução. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre essa teoria.

( ) A mutação e a recombinação gênica, orientadas pela seleção natural, podem ser utilizadas para compreender o processo evolutivo.

( ) Os conhecimentos genéticos são elucidativos quanto à diversidade biológica encontrada no planeta Terra.

( ) A teoria moderna incorpora à seleção natural as explicações genéticas para explicar a origem da diversidade encontrada nas populações.

( ) A seleção natural explica a origem das variações hereditárias enquanto a mutação e a recombinação gênica esclarecem sobre a permanência dessas variações na comunidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

    1. V, F, V, F.
    2. V, V, V, F.
    3. F, V, F, V.
    4. F, F, F, V.

2. (UNCISAL AL) Um artigo publicado na revista Science mostrou que variações em um gene promovem acentuados efeitos nas mudanças rápidas do comprimento dos bicos de tentilhões. Essa descoberta ajuda a entender como os tentilhões estudados por Darwin puderam evoluir em 18 espécies em um período entre 1 milhão e 2 milhões de anos. Uma seca que atingiu a ilha de Daphne Major, no arquipélago de Galápagos, nos anos de 2004 e 2005, promoveu rápidas adaptações nos tentilhões. A competição por alimento entre essas aves resultou na extinção de indivíduos de porte médio e com bico grande, enquanto os indivíduos de porte médio e com bico pequeno sobreviveram, alimentando-se de pequenas sementes. Após esse período de seca e com o passar dos anos, tentilhões de porte médio passaram a desenvolver bicos com dimensões menores.

Disponível em: www.sciencenews.org.
Acesso em: 13 nov. 2018 (adaptado).

O processo de evolução dos tentilhões estudados por Darwin deve-se

    1. a mutações provocadas pela desregulação no processo de tradução.
    2. à expressão de características morfológicas em resposta ao seu uso e desuso.
    3. à atrofia dos bicos relacionada ao desgaste promovido pelo seu uso excessivo.
    4. à seleção de caracteres favoráveis em virtude da competição pelo alimento disponível.
    5. ao isolamento geográfico que limita o contato entre as duas espécies presentes na ilha Daphne Major.

3. (UFT) 

TEORIAS DA EVOLUÇÃO

A figura acima mostra a distribuição da frequência observada de sucessos de acasalamento (linha contínua) de machos jovens de uma espécie de pássaro na qual a plumagem varia quanto ao padrão de coloração (mais ou menos brilhante). A linha tracejada representa os valores esperados para uma distribuição de frequência normal. Nessa espécie, fêmeas apresentam, em geral, plumagem menos colorida e menos brilhante, cabendo a elas a escolha do parceiro sexual.

Assim, analise as seguintes afirmativas.

I. O padrão observado de distribuição de frequências de acasalamento indica que está ocorrendo seleção estabilizadora.

II. Em longo prazo, a seleção exemplificada poderá levar à formação de novas espécies.

III. Machos com plumagem de brilho intermediário deverão deixar maior número de descendentes do que machos mais brilhantes.

IV. O exemplo é um tipo especial de seleção que atua em relação ao sexo e à reprodução.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  2. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  3. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  4. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

4. (FPS PE) Desde os primórdios, o homem procura classificar os seres vivos para facilitar o seu entendimento. Em relação aos princípios que norteiam uma classificação filogenética, analise as afirmativas a seguir.

1) Os grupos monofiléticos incluem os descendentes de um mesmo ancestral comum exclusivo.

2) O surgimento de barreiras ecológicas une duas populações em uma, estabelecendo um efeito cladogenético.

3) Em uma população, a característica que já existia no ancestral é chamada de condição derivada.

4) Tanto as estruturas ou características análogas como as homólogas podem ser usadas nas comparações das populações.

5) Em um cladograma, grupos que partem de um mesmo nó são mais distantes evolutivamente do que grupos que partem de nós diferentes.

Estão corretas, apenas:

A. 2, 3 e 4.

B. 1, 4 e 5.

C. 1, 2 e 3.

D. 4 e 5.

E. 1 e 4.

6.  (Faculdade São Francisco de Barreiras BA) 

SADAVA, D. et al. Vida – A Ciência da Biologia, v. II, Evolução, Diversidade e Ecologia.
Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 511.

Da análise da figura e com base nos conhecimentos sobre evolução biológica, pode-se afirmar que o processo ilustrado representa a

A adaptação biológica.
B deriva genética.
C seleção natural.
D especiação alopátrica.
E dispersão geográfica.

7. (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP)

Duas espécies de raposas do Brasil, separadas há milhares de anos pela mata atlântica, estão cruzando entre si e produzindo filhotes híbridos, talvez porque a derrubada da maior parte da floresta tenha eliminado a principal barreira que existia entre elas. As raposas são a raposinha-do-campo (Lycalopex vetulus), típica do cerrado, e o graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus), natural dos pampas gaúchos. Pesquisadores fizeram a primeira confirmação desse cruzamento ao analisarem dois animais classificados morfologicamente como L. vetulus, mas que apresentavam DNA mitocondrial de L. gymnocercus. A pesquisa prosseguiu analisando-se também o DNA nuclear das células de outros animais coletados. Seis raposinhas-do-campo tinham características de híbridos, inclusive a segunda geração (ou seja, netos do cruzamento original entre as duas espécies). Cinco delas tinham o DNA mitocondrial de graxaim e uma delas apresentou sinais de hibridização apenas no DNA nuclear.
(Folha de S.Paulo, 05.04.2017. Adaptado.)

Com base em conhecimentos sobre os mecanismos evolutivos e especiação, conclui-se que as duas espécies de raposas

A. Passaram por um processo de convergência adaptativa que as levou ao isolamento reprodutivo e à especiação.
B. Originaram-se de um grupo ancestral, mas o isolamento geográfico não as levou ao isolamento reprodutivo.
C. Possuem isolamento reprodutivo pré-zigótico, mas não isolamento reprodutivo pós-zigótico.
D. Passaram por um processo de especiação simpátrica durante o qual perderam o isolamento reprodutivo.
E. Originaram-se por seleção artificial e por isso mantiveram suas características reprodutivas.

8. (UNIOESTE PR)

No bicentenário de nascimento e 150 anos de publicação do livro A Origem das Espécies (1859), as ideias de Charles Darwin (1809-1882) se mantém atuais.

Darwin propôs que as populações acumulam diferenças ao longo do tempo, principalmente por seleção natural, processo que ocorre quando indivíduos com certas características fenotípicas sobrevivem e se reproduzem com mais sucesso do que outros indivíduos com características diferentes. Dependendo de quais características são favorecidas, podemos categorizar a seleção natural em diferentes tipos, conforme ilustrado nos gráficos a seguir:

Imagens extraídas e adaptadas de https//gratispng.com//png-9K53yc

A partir da interpretação das figuras anteriores, é CORRETO afirmar que:

A. O gráfico A se refere à seleção estabilizadora, que ocorre quando indivíduos de fenótipo intermediário (por exemplo, indivíduos com nariz intermediário) são favorecidos em relação aos demais indivíduos com outros fenótipos.
B. O gráfico B se refere à seleção direcional, que ocorre quando indivíduos com fenótipos de ambos os extremos (por exemplo, indivíduos de nariz grande e pequeno) são favorecidos em relação aos indivíduos de fenótipo intermediário.
C. O gráfico C se refere à seleção disruptiva, que ocorre quando indivíduos com um extremo de certa característica fenotípica hereditária (por exemplo, indivíduos com nariz grande) são favorecidos sobre outros indivíduos (indivíduos de nariz pequeno ou médio).
D. Em todos os três tipos de seleção natural, o processo fundamental é que alguns indivíduos têm características hereditárias que lhes dão uma vantagem de sobrevivência e reprodução.
E. Em todos os três tipos de seleção natural, há a desvantagem de um tipo de fenótipo deixar mais descendentes do que indivíduos com outro fenótipo.

9. (UDESC SC)

“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais deve-se, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.
Texto adaptado de História da Ciência e Ensino – Construindo Interfaces; Valdir Lamim-Guedes;
Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.

O “Abominável Mistério” de Darwin teve uma hipótese alternativa proposta por Gaston de Saporta, a qual foi confirmada pela ampliação do conhecimento dos registros fósseis e estudos moleculares. Sabe-se, hoje, que muitas angiospermas e muitos insetos tiveram um processo evolutivo conjunto.

Esse tipo de evolução em que duas espécies evoluem em conjunto é denominado:

A Coevolução
B Evolução Simpátrica
C Evolução Alopátrica
D Evolução Divergente
E Evolução Convergente

10. (Unitau SP)

As ilhas Galápagos abrigam muitos animais exclusivos: cerca de 2 mil espécies de tartarugas, serpentes, lagartos e aves, dentre outros, só são encontradas lá. O arquipélago foi onde Charles Darwin começou a pensar que uma espécie poderia dar origem a outras, depois de verificar que a forma do corpo de tartarugas e aves variava de uma ilha para a outra. O surgimento de novas espécies é chamado de “especiação” e envolve alguns diferentes mecanismos.

Sobre a especiação, leia as seguintes definições.

I. Interrupção do cruzamento dos membros de uma população como resultado de isolamento geográfico, interrompendo o fluxo gênico e impedindo que alguma nova característica de uma das populações isoladas seja compartilhada com a outra.
II. Populações de uma mesma espécie, em uma mesma área que não cruzam aleatoriamente, mesmo sem a ocorrência de uma barreira geográfica ou física que interrompa o fluxo gênico. Geralmente acontece em áreas muito grandes com a formação de diversos nichos e pressões seletivas.
III. Populações que vivem em um mesmo ambiente e que não sofrem isolamento geográfico, mas apresentam seleção disruptiva, que envolve alterações cromossômicas, mais comumente a poliploidia.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os processos de especiação.

A I. especiação alopátrica; II. especiação vicariante; III. especiação peripátrica.
B I. especiação gradualística; II. especiação peripátrica; III. especiação alopátrica.
C I. especiação simpátrica; II. especiação parapátrica; III. especiação peripátrica.
D I. especiação alopátrica; II. especiação parapátrica; III. especiação simpátrica.
E I. especiação vicariante; II. especiação alopoliplóidica; III. especiação simpátrica.

Confira o gabarito: 

1. A
2. D
3. B
4. E
5. D
6. D
7. B
8. B
9. A
10. D

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