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QUESTÕES DE HISTÓRIA: Independência do Brasil

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Foto: Freepik.

A Independência do Brasil completa 202 anos neste dia 7 de setembro. No Enem, questões sobre esse assunto costumam cair no primeiro dia do exame, na prova de história.

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⚔️ Independência ou morte: o que há de real e criação no quadro de Pedro Américo sobre 7 de setembro de 1822

Por isso, o Lá Vem o Enem reuniu cinco questões sobre a Independência do Brasil, que já caíram no Enem.

E para quem quer se dar bem mesmo nas questões de história, também tem videoaula sobre Revolta da Vacina e Guerra de Canudos, outros dois assuntos que também estão sempre na prova. Assista ao vídeo abaixo:

Questões de história sobre Independência do Brasil

Questão 1 (Enem 2021)

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?

Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.

BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao

A) papel desempenhado pelas instituições de ensino na criação das múltiplas identidades.

B) controle exercido pelos grupos de imprensa na centralização das esferas administrativas.

C) abandono sofrido pelas comunidades de docentes na concepção de coletividades políticas.

D) lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no fortalecimento das agremiações estudantis.

E) protagonismo assumido pelos meios de comunicação no desenvolvimento das nações alfabetizadas.

Questão 2 (Enem 2020):

O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser “a comoção no Brasil motivada por um descontentamento geral, e não por maquinações de alguns indivíduos”. Já a Gazeta do Rio de Janeiro considerou o movimento como um “pontual desvio de norma, apenas uma ‘mancha’ nas ‘páginas da História Portuguesa’, tão distinta pelos testemunhos de amor e respeito que os vassalos desta nação consagram ao seu soberano”.

JANCSÔ. I. PIMENTA, J. P. Peças da um mosaico. In MOTA. C. G. (Org) Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000) São Paulo; Senac. 2000 (adaptado).

Os fragmentos das matérias jornalísticas sobre o acontecimento, embora com percepções diversas, relacionam-se a um aspecto do processo de independência da colônia luso-americana expresso em dissensões entre

A) quadros dirigentes em tomo da abolição da ordem escravocrata.

B) grupos regionais acerca da configuração politico-territorial.

C) intelectuais laicos acerca da revogação do domínio eclesiástico.

D) homens livres em tomo da extensão do direito de voto.

E) elites locais acerca da ordenação do monopólio fundiário.

Questão 3 (Enem 2019):

Entre os combatentes estava a mais famosa heroína da Independência. Nascida em Feira de Santana, filha de lavradores pobres, Maria Quitéria de Jesus tinha trinta anos quando a Bahia começou a pegar em armas contra os portugueses. Apesar da proibição de mulheres nos batalhões de voluntários, decidiu se alistar às escondidas. Cortou os cabelos, amarrou os seios, vestiu-se de homem e incorporou-se às fileiras brasileiras com o nome de Soldado Medeiros.

GOMES, L. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

No processo de Independência do Brasil, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a

A) rigidez hierárquica da estrutura social.

B) inserção feminina nos ofícios militares.

C) adesão pública dos imigrantes portugueses.

D) flexibilidade administrativa do governo imperial.

E) receptividade metropolitana aos ideais emancipatórios.

Questão 4 (Enem 2009)

No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:

Marinheiros e caiados

Todos devem se acabar,

Porque só pardos e pretos

O país hão de habitar.

AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos. Recife: Cultura Acadêmica, 1907.

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende

A) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.

B) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.

C) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.

D) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.

E) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.

Questão 5 (Enem 2014):

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem

A) incentivado o clamor popular por liberdade.

B) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.

C) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.

D) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.

E) provocado os movimentos separatistas das províncias.

Gabarito das questões sobre Independência do Brasil

1 – A.

2 – B.

3 – A.

4 – A.

5 – B.

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