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QUESTÕES DE HISTÓRIA: períodos históricos do Brasil

Estudante faz prova

Foto: DCStudio/Freepik

O primeiro dia do Enem 2024 tem 45 questões de ciências humanas, que envolve a disciplina de história. Pensando nisso, o professor Rafael Virginio elaborou 10 perguntas sobre diversos períodos históricos do Brasil, que são temas recorrentes nas provas.

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Ao todo, são nove perguntas sobre colonização, escravidão, mineração, independência, monarquia, período regencial, abolição da escravatura e república.

E para quem quer se dar bem mesmo nas questões de história, o Lá Vem o Enem preparou uma aula exclusiva sobre mais dois assuntos importantes: a Revolta da Vacina e a Guerra de Canudos. Confira o vídeo para aprender mais sobre esses temas.

 

Questão 1

“Voto de cabresto”, “curral eleitoral”, “eleição a bico de pena”, “juiz nosso”, “delegado nosso”, “capangas” e “apadrinhamento” são expressões que lembram em nosso país o:

A) liberalismo.

B) totalitarismo.

C) messianismo.

D) coronelismo.

E) comunismo.

Questão 2

Em 1893, o peregrino Antônio Conselheiro se instalou, com seus seguidores, na fazenda abandonada de Canudos, às margens do rio Vaza-Barris, no nordeste da Bahia.

Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o movimento de Canudos, exceto:

A) A República proclamada em 1889 mostrou a sua face ditatorial na crueza com que massacrou Canudos, onde praticamente não deixou sobreviventes.

B) Belo Monte ou Canudos foi criado como refúgio sagrado contra as secas da região e as leis seculares da República.

C) Canudos se destacou, entre outros movimentos messiânicos da época, pela oposição frontal à Monarquia e pela adoção da República como sistema de governo.

D) Euclides da Cunha, enviado ao ‘front’ como correspondente de o estado de São Paulo, escreveu uma série de reportagens, ponto de partida para os sertões.

E) O exército brasileiro utilizou, para reprimir o movimento, o que havia de mais moderno, na época, em armamentos, como canhões Krupp e bombas de dinamite.

Questão 3

A política dos governadores, instituída no governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891.

Essa contradição se dava entre

A) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.

B) a política de valorização do café e a indústria nascente.

C) o bicameralismo e a democracia indireta.

D) o federalismo e o presidencialismo.

E) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

Questão 4

Do “Convênio de Taubaté”, em 1906, decorreu uma política de

A) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.

B) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.

C) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.

D) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.

E) reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental.

Questão 5

A democracia populista durante o governo Goulart apoiou várias reivindicações populares que assustaram os setores conservadores, terminando por acelerar o golpe de 1964. Dentre elas citamos:

A) as reformas de base.

B) a extinção dos partidos políticos.

C) o fim da política externa independente.

D) o monopólio estatal sobre os meios de comunicação.

E) a preservação da estrutura fundiária do país.

Questão 6

Relativamente ao processo de Independência dos Estados Unidos da América, é correto afirmar que

A) as revoluções inglesas no Séc. XVII e o envolvimento inglês em guerras na Europa contribuíram para o fortalecimento do fiscalismo estabelecido pela metrópole.

B) os progressos da Revolução Industrial durante o Séc. XVIII levaram o reino inglês a lançar-se em busca de novos mercados consumidores, o que não incluía as Treze Colônias na América.

C) para justificar um aumento na cobrança de impostos das Treze Colônias, os ingleses argumentaram que a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), contra a França, desenrolara-se parcialmente em território norte-americano e, desse modo, em defesa da América inglesa.

D) o Sugar Act (Lei do Açúcar), em 1764, e o Stamp Act (Lei do Selo), em 1765, não chegaram a prejudicar os interesses dos colonos, por deixar de fora as Treze Colônias.

E) o Tea Act (Lei do Chá), em 1773, acabou com o monopólio desse produto pela Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o que foi festejado pelos colonos no episódio conhecido como Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston).

Questão 7

O filósofo francês do século XVI Etienne La Boétie é autor de um discurso que se coloca como um manifesto à liberdade, questionando as causas da dominação de muitos por poucos e quais as razões que levavam os povos a se submeterem à vontade de um tirano. Em Discurso da Servidão Voluntária, afirma que:

“Se os habitantes de um país encontraram algum grande personagem que lhes tenha dado provas de grande previdência para protegê-los, grande audácia para defendê-los, grande cuidado para governá-los, se doravante cativam-se em obedecê-los e se fiam tanto nisso a ponto de lhe dar algumas vantagens, não sei se seria sábio tirá-lo de onde fazia o bem para colocá-lo num lugar onde poderá malfazer; mas certamente não poderia deixar de haver bondade em não temer o mal de quem só se recebeu o bem.”

A partir da teoria desenvolvida pelo filósofo e dos seus conhecimentos, marque a opção CORRETA sobre o poder único e autoritário existente na França no século XVI:

A) No contexto da monarquia absolutista as rebeliões eram ações autorizadas pelo rei, cuja autoridade emanava da vontade e dos anseios populares.

B) A organização política do Antigo Regime foi caracterizada em torno da monarquia absolutista, em que o poder não era alcançado somente pela força, pois parte da sociedade era fiel e obedecia ao rei.

C) A monarquia absolutista era convergente com o pensamento protestante que funcionava de recurso básico para o fortalecimento do poder real e que possuía apoio dos servos e dos escravos.

D) Em torno de uma prática democrática havia uma liberdade na organização econômica do Antigo Regime que era estruturada a partir do mercantilismo que pregava a ausência do estado no controle do sistema econômico.

E) Mediante a servidão voluntária, o texto apresenta as bases da monarquia parlamentar e constitucional, aspectos jurídicos fundamentais para o fortalecimento do poder real a partir do apoio servil.

Questão 8

Em discurso em comemoração pela independência dos EUA, em 04 de julho de 2020, o presidente Donald Trump afirmou:

“American Way of Life” (Jeito Americano de Viver, em uma tradução livre) está presente desde a descoberta das Américas por Cristóvão Colombo em 1492 – embora os EUA tenham se tornado independentes somente em 1776, quase 300 anos depois.”

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/04/trump-discursa-na-casa-branca-no-dia-da-independencia-dos-eua.ghtml

A partir do discurso e dos seus conhecimentos, marque a resposta CORRETA sobre a independência dos Estados Unidos da América:

A) Desde a chegada de Cristóvão Colombo a república marcou a organização federalista dos EUA, como expresso pelo presidente Donald Trump nas comemorações de independência.

B) A política nacionalista de Trump expressa a luta dos colonos, que disputaram contra as tropas inglesas em defesa de uma política centralizadora e autoritária inspirada nos ideais iluministas.

C) A nova nação que surgiu foi construída baseada em um modelo republicano e federalista que defendia as liberdades individuais e o livre comércio, características que marcaram a história dos EUA até os dias atuais.

D) A Declaração de Independência dos EUA gerou a Guerra de Independência, na qual as tropas inglesas foram vitoriosas, eliminando qualquer ação política das 13 colônias, impactando decisivamente a atual estrutura política liderada por Donald Trump.

E) A Guerra dos Sete Anos, na qual os franceses, vitoriosos, foram obrigados a ceder uma série de territórios, reacendeu disputas da época das descobertas, marcando a política dos EUA no século XX.

Questão 9

Leia o texto a seguir:

Nasce daí o debate: se é melhor ser amado que temido ou o inverso. Dizem que o ideal seria viver-se em ambas as condições, mas, visto que é difícil acordá-las entre si, muito mais seguro é fazer-se temido que amado, quando se tem de renunciar a uma das duas.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2008. p. 80.

A famosa citação de O Príncipe explica a estratégia de funcionamento das monarquias absolutistas, nas quais o rei

A) vale-se da prática de suplícios e execuções públicas, como enforcamento e decapitações, para reforçar o temor de seus súditos.

B) promove a transformação dos servos em soldados por meio de recrutamento compulsório e treinamento militar rigoroso e cruel.

C) rompe com a Igreja, uma vez que o exercício do poder não pode ser conciliado com a doutrina de amor universal dos evangelhos.

D) estimula a perseguição de heréticos, tornando-se, a partir da permissão do Papa, o chefe honorário do Tribunal da Santa Inquisição.

E) permite a livre manifestação da opinião dos intelectuais para difundir uma imagem pública ambígua que perpassa pelo temor e o amor.

Gabarito das questões de história

1 – B.

2 – B.

3 – E.

4 – E.

5 – E.

6 – E.

7 – D.

8 – D.

9 – C.

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