Repertório sociocultural para a redação do Enem
A prova de redação do Enem é a que oferece chances de uma maior pontuação, sendo possível alcançar mil pontos. Para escrever um bom texto, não é importante dominar apenas as características de um texto do gênero dissertativo-argumentativo e conhecer a língua portuguesa. É necessário desenvolver um repertório sociocultural diverso e plural.
No geral, desenvolver um bom repertório é algo que está diretamente ligado ao hábito da leitura também com ao acompanhamento de atualidades. Isso ajuda o candidato a construir uma visão mais ampla e crítica do mundo.
Na redação, o repertório enriquece a forma com que o candidato articula os argumentos. Para melhorar as justificativas no texto, a professora Gleides Ander Nonato indica o uso de citações.
“É recomendável trazer expressões de autores que deixaram a sua marca na história, como filósofos, sociólogos, cientistas, historiadores, políticos, pessoas que se manifestaram a favor da vida, da ética, do respeito. Alguns dos temas que aparecem com frequência e são bem vistos pelos avaliadores são educação e combate ao preconceito”, avalia a professora.
A professora indica uma lista de autores que devem ser explorados pelos participantes:
- Aristóteles
- Platão
- Sócrates
- Voltaire
- Friedrich Nietzsche
- Mahatma Gandhi
- Martin Luther King Jr
Por outro lado, a especialista alerta para alguns cuidados com o uso do recurso. Para fazer as citações de forma precisa, é necessário ter o nome e profissão do autor. Já o uso de aspas é fundamental quando o estudante tem a frase memorizada exatamente como foi dita ou escrita.
Além disso, é importante que a menção a autores seja feita com cautela na redação. A professora Gleides recomenda que elas sejam usadas somente quando o candidato tiver certeza sobre os créditos e quando realmente forem agregar à argumentação proposta.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.