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Teorias da evolução: como assunto pode cair no Enem

Crianças observam caracol, que está em cima de tronco, com uma lupa. teorias da evolução. biologia

Foto: Freepik.

As teorias da evolução formam um tema que cai todos os anos no Enem. Se o assunto é figurinha carimbada, não dá para vacilar. Por conta disso, a professora de biologia, Marcela Querino, gravou uma videoaula exclusiva (assista mais abaixo) sobre esse conteúdo para os estudantes que acompanham o Lá Vem o Enem.

Assista à videoaula:

De cara, quando se fala em teorias evolutivas, surgem dois nomes: Darwin e Lamarck. Confira abaixo o pensamentos de cada um deles.

Lamarck

Jean-Baptiste de Lamarck desenvolveu a lei do uso e desuso e também da transmissão dos caracteres adquiridos.

A professora explicou que, com base nas terias dele, quanto mais se usa uma estrutura, mais ela se desenvolve. Quanto menos de usa, mais ela tende a atrofiar. E nesse usar ou não usar uma estrutura, os organismos adquirem novas características.

Para Lamarck, a característica adquirida pelo uso e desuso é transmitida.

Marcela ressalta que Lamarck é transformista e acredita na transformação das espécies.

Conforme a linha de pensamento de Lamarck, essa transmissão de características sempre vai acontecer por conta de uma reação do organismo ao meio, em que o organismo sempre reage ao meio por conta de uma necessidade de adaptação, que ocorre por conta das modificações ambientais.

Essas teorias seguem a seguinte sequência:

1 – Primeiro o meio sofre uma modificação;

2 – O organismo, a partir de uma necessidade de adaptação, reage ao meio;

3 – E pela lei do uso e desuso, ele adquire uma nova característica;

4 – O que é adquirido pelo indivíduo é transmitido para frente.

Exemplo

As girafas, de acordo com Lamarck, apresentavam pescoços curtos. Mas quando as plantas baixas acabaram, tinham que esticar o pescoço.

Por isso, os pescoços desses animais foram alongados com o tempo.

Charles Darwin

Já Charles Darwin, defende a teoria da seleção natural, em que já uma seleção da característica mais vantajosa e nunca da mais forte.

A professora explicou que, de acordo com essa teoria, o meio também vai passar por uma adaptação. E quem determina quem é o mais apto ou não, é o meio.

Marcela também destacou que Darwin sempre observou as variações dentro das populações, que costumam crescer rapidamente. Por outro lado, o alimento não acompanha esse mesmo ritmo de crescimento. Por isso, é uma conta que não fecha.

Isso causa uma luta pela sobrevivência. Nesse sentido, o mais apto sobrevive, o mais apto é selecionado.

Portanto, a seleção natural é a seleção da característica vantajosa e ao mesmo tempo a manutenção daquilo que é selecionado.

Exemplo

Conforme Darwin, existiam girafas de pescoços curto, médio e longo. E quando as plantas mais baixas acabavam, as girafas de pescoço mais alongado levavam vantagem.

Dica para se acertar a questão na prova do Enem

A professora chamou a atenção para uma possível situação. Quando a questão pergunta o que o Darwin o que não conseguiu explicar: a origem das variações e a transmissão das características.

Nessa perspectiva, o que se tem é uma teoria chamada de neodarwinismo ou teoria sintética da evolução.

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