Três dicas de estudos para ajudar nos estudos um mês antes do Enem
As provas do Enem estão chegando e essa proximidade com o exame faz com que a forma de estudar mude. Para otimizar o tempo que resta até a prova, o Lá Vem o Enem traz três dicas que podem deixar essa maratona mais produtiva e, ao mesmo tempo, menos desgastante.
Planejar uma nova rotina de estudos para o último mês antes da prova
Na reta final dos estudos, um novo cronograma deve ser elaborado para atender às maiores necessidades do candidato. Rosana Horta, assessora pedagógica e professora da área de Linguagens e suas Tecnologias da Rede Pitágoras, explica que “o ideal é dividir o tempo em blocos de estudo, em curtos espaços de 30 a 50 minutos, intercalados com pausas de 5 a 10 minutos, considerando o ritmo pessoal de aprendizado”.
Além disso, a especialista afirma que também é necessário intercalar os conteúdos estudados, variando entre leituras, resolução de exercícios, revisão e prática de simulados.
Treinar com questões do Enem dos anos anteriores
O estilo e o modelo do Enem não mudaram. Por isso, vale a pena rever as últimas edições do exame para se familiarizar com o formato das questões. Talita Fagundes, Gerente Pedagógica da Plataforma PAR, explica que essa é uma maneira de identificar assuntos que possam reforçar a assimilação do conteúdo um pouco mais.
Refaça provas anteriores do Enem e responda a questões
A especialista pontua que o ato de fazer os exercícios também é fundamental para analisar o tempo de resolução gasto para cada questão.
Ficar atento aos possíveis temas da redação
Os estudante que quer se dar bem no Enem precisa estar atualizado em relação aos temas que podem cair na redação. E uma das apostas para a edição desse ano é que o tema inteligência artificial seja abordado.
Felipe Menezes, diretor da Max.IA, plataforma de inteligência artificial, afirma que o Chat GPT e o lançamento de outras ferramentas de inteligência artificial abriram um precedente que pode justificar o assunto no exame.
“A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na educação. Desde o ensino infantil até o ensino superior, a IA vem oferecendo oportunidades para personalização, otimização e aprimoramento da experiência educacional”.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.
Deixe uma resposta