Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Como a inteligência artificial, tema do filme ‘Resistência’, pode cair no Enem

Chat GPT, ferramenta de inteligência artificial, pode ser usado nos estudos para o Enem

Chat GPT pode ser usado nos estudos para o Enem. Foto: frimufilms/Freepik

Já imaginou o planeta em guerra entre seres humanos e inteligência artificial? O filme “Resistência” retrata exatamente essa realidade distópica. 

No longa-metragem, o ex-agente Joshua é recrutado para encontrar e matar o Criador, que é um arquiteto responsável por desenvolver uma arma capaz de acabar com o confronto e com toda a humanidade.

📱 Assista ao videocast sobre os impactos da inteligência artificial na vida em sociedade

📝 GRATUITO: treine para a redação com proposta de tema sobre o Chat GPT

O professor de sociologia Hugo Cavalcanti explicou que a inteligência artificial apresenta alguns riscos significativos para a sociedade, que devem ser considerados pela possibilidade de caírem no Enem. Abaixo estão os pontos listados por ele:

Desemprego em massa

O professor acredita que a inteligência artificial tem o potencial de substituir muitos empregos, especialmente os que envolvem tarefas repetitivas. Essa característica pode provocar um desemprego em massa e aumentar as desigualdades econômicas.

Vieses e discriminação

O professor explica que os algoritmos de inteligência artificial podem ser influenciados por vieses humanos presentes nos dados de treinamento. Esse movimento resulta em sistemas que reproduzem e ampliam discriminações existentes na sociedade, o que segundo Hugo, pode levar a decisões injustas e desigualdades sociais.

Privacidade e segurança

O professor destaca que a coleta e o processamento de grandes quantidades de dados pessoais para alimentar os algoritmos de inteligência artificial podem levar a invasões de privacidade. Além disso, os sistemas inteligentes podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, levantando alertas sobre a segurança dos sistemas e dos dados.

Superinteligência e controle

O professor explica que algumas perspectivas futuristas levantam a possibilidade de uma inteligência artificial superinteligente, que possa superar a capacidade humana. Isso poderia resultar em uma perda de controle e consequências imprevisíveis para a humanidade.

Diante desses aspectos, o professor de sociologia considera importante desenvolver políticas e regulamentações adequadas para garantir que a inteligência artificial seja utilizada de maneira ética e responsável.

Para te ajudar a entender ainda mais os impactos da inteligência artificial na vida em sociedade, o videocast Lá vem o Enem tem episódio que fala sobre o assunto.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem

Deixe uma resposta