Urbanização no Enem: conceitos, causas e como o assunto é cobrado
A videoaula de geografia do Lá Vem o Enem explica o que é urbanização e as suas consequências. Nela, o professor Rodrigo Leite destaca que esse tema é cobrado na prova de ciências humanas, no primeiro dia do exame.
Conforme o professor, esse assunto cai todos os anos na prova. Para que os estudantes entendam o contexto da urbanização, Rodrigo ensina as definições de industrialização e mecanização agrícola.
A primeira dica do professor é que quando se fala em urbanização, se fala em cidade. Ainda segundo ele, é necessário pensar em como um município se torna urbanizado ou como um país se torna urbanizado.
Segundo Rodrigo, um país se torna urbanizado a partir da industrialização. Como exemplo, ele explica que primeiro o país se industrializa e depois ele se urbaniza. No Brasil, por exemplo, a indústria se concentrou na cidade de São Paulo.
Além da industrialização, também é preciso levar em consideração a mecanização agrícola. Por consequência dela, as máquinas substituem o homem do campo que precisa ir para a cidade trabalhar na indústria. Esse processo é chamado de êxodo rural.
Com o aumento da população nas cidades, o professor ressalta que é necessário voltar as atenções para os conceitos de espaço físico e espaço social.
O espaço físico é até aonde a cidade pode chegar. A partir desse conceito é preciso conhecer também:
Conurbação, que é a junção de duas cidades.
Metrópole, que é uma cidade com influência em uma região inteira.
Megacidade, que é uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes.
Megalópole, que é a junção de duas metrópoles.
Cidade global, que é uma cidade com influência (financeira e tecnológica) no planeta. Nova Iorque é um exemplo.
Já o espaço social se volta para o cotidiano na cidade, que geralmente cresce de forma acelerada e sem planejamento. Nesse contexto, o candidato precisa estar atento para:
Gentrificação, que é o movimento de transformação de áreas urbanas que causa o encarecimento do custo de vida e aprofunda a segregação socioespacial nas cidades.
Macrocefalia urbana, que devido ao número de pessoas no espaço, causa um processo de verticalização.
Segregação urbana ou espacial, que é quando pessoas de classes sociais diferentes moram juntos, mas separados por um muro. Exemplo disso são o Morumbi e Paraisópolis.
Problemas urbanos, a exemplo de mobilidade urbana, poluição do ar, violência e falta de infraestrutura.