Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Vanguardas europeias no Enem: cubismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo e futurismo

Homem observa a obra

Pintura “O Pintor e a Modelo” (1963), de Picasso, representa o cubismo. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

A sexta videoaula semanal do Lá vem o Enem 2023 é de literatura e explica as vanguardas europeias. Nela, o professor Rodrigo Paes descreve as características de cada um dos movimentos.

🍿 Oppenheimer e Enem: como filme pode cair na prova de química

O professor destaca que a marca das vanguardas é a formação de novas formas artísticas em um processo inovador. No Enem, elas estão sempre presentes e têm importância por representarem um momento de ruptura, a partir do fim da primeira metade do século 20, com a quebra do tradicionalismo e do academicismo artístico.

Conheça as vanguardas europeias e as características delas:

Cubismo: Tem como grande expressão o pintor Pablo Picasso. Se caracteriza pela geometrização e sobreposição das formas geométricas nas imagens. Já na literatura, tem como marca o concretismo. No geral, incorpora o imaginário industrial.

Expressionismo: Tem como expressão de destaque o artista Édouard Manet. Faz referência à angústia moderna.

Dadaísmo: Tem como expressão de destaque o pintor e escultor Marcel Duchamp. É uma das vanguardas mais controversas porque se opõe a todo o mecanismo industrial. Nela, os artistas usam objetos sem valor artístico, que passam a ganhar expressividade artística. Como marca, há ainda a quebra do panorama classicista.

Surrealismo: Tem como expressão de destaque o artista Salvador Dalí. Tem uma forte presença das teorias da psicanálise freudiana. É marcado pela distorção de símbolos linguísticos para a criação de novas simbologias.

Futurismo: Tem como expressão de destaque o escritor Filippo Marinetti.  Os artistas trabalham com a destruição do passado e acreditam que a revolução industrial traz novos sentidos para a sociedade e para o ao homem. Tem como símbolo o automóvel, símbolo do progresso.

Essas vanguardas são consideradas puristas porque os artistas se mantêm fieis aos movimentos aos quais iniciaram as produções artísticas.

Embora as vanguardas tenham influenciado países da Europa, o Brasil também foi impactado, principalmente na primeira geração de modernistas. Artistas de destaque da época foram Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.