Lá Vem o Enem – Prepare-se de graça para o Enem

la vem o enem

Matemática no Enem: quais são e como estudar os assuntos que mais caem

Professor ensinando matemática.

Professor ensinando matemática. Foto: Freepik.

A jornada de preparação para o Enem é longa, já que a prova tem a proposta de cobrar temas de todo o ensino médio. Por isso, é importante que o candidato saiba qual assunto costuma cair mais. Dessa vez, o Lá vem o Enem traz os assuntos mais cobrados na prova de matemática nos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022.

📝 Quais assuntos de matemática mais caem no Enem

A assessora de matemática do Sistema Positivo de Ensino, que fez o levantamento dos dados, Neumar Albertoni, explicou que é importante que os estudantes foquem nas revisões desses conteúdos para garantir uma boa pontuação no exame.

As provas de matemática do Enem dos últimos anos se dividiram do modo descrito abaixo.

Matemática básica

A matemática básica esteve presente em 32,7% das questões. No geral, as perguntas envolveram operações com soma, multiplicação, divisão e subtração. Além disso, essa área também requer conhecimentos de porcentagem, regra de três, escalas e razão. 

Estatística e probabilidade

Já estatística e probabilidade compuseram aproximadamente 22,1% das perguntas. Geralmente, as questões com esse assunto trabalharam eventos e o estudo de metodologias de coleta, descrição e análise de dados. 

Geometria espacial e plana

As questões de geometria estiveram em 19,9% das provas, sendo o espaço e as formas existentes que o ocupam os principais conteúdos.          

Funções 

Outros 6,4% das provas foram ocupados com questões sobre funções, que é a área que se dedica ao estudo das relações entre conjuntos. 

Análise combinatória

Mais 4,5%, representados por análise combinatória, estiveram presentes nas provas de matemática. Essa área está relacionada com o estudo de técnicas e métodos para solucionar problemas relacionados à contagem. 

Abordagens dos assuntos de matemática nas questões

Albertoni explica que, dentro desses temas, as formas de abordagem das questões são variadas, mas alguns detalhes podem ser antecipados. Por exemplo, em geometria espacial e plana, a prova costuma pedir que o estudante calcule o volume do perímetro e área de figuras planas, além de corpos redondos e prismas.

Já quando o assunto é funções, os estudantes podem dedicar tempo ao estudo de função afim e quadrática, à relação entre grandezas com uso de representação algébrica e análise do comportamento gráfico cartesiano.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.

Deixe uma resposta