Modernismo no Enem: características do movimento que pode ser cobrado em literatura
O Modernismo foi um movimento cultural que surgiu no começo do século 20. O professor Rodrigo Paes explica que o movimento modernista, especialmente a sua primeira geração, foi diretamente influenciado pelas vanguardas europeias. Por isso, teve como marca a ruptura do tradicionalismo e academicismo na arte brasileira.
Modernismo foi o tema de uma das videoaulas do Lá vem o Enem 2023. Na aula, o professor explica que esse período foi dividido em três gerações:
1ª geração – Fase histórica – de 1922 a 1930
Nessa fase, os artistas do Modernismo foram impetuosos e tinham o anseio de romper com a tradição na arte nacional. Foram, ainda, acima de tudo inovadores.
Ainda nessa etapa, os artistas começaram a contar a história no nacionalismo e a pintar a imagem do Brasil por meio da crítica e de denúncias sociais.
Essa geração não foi marcada por um nome específico, mas por um evento, que foi a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Nessa primeira geração, três grupos se destacaram:
- Verde-amarelismo
- Pau-Brasil
- Antropofágico
2ª geração – Fase de Consolidação do Modernismo – de 1930 a 1945
Os destaques da segunda geração do Modernismo foram a prosa e a poesia. Nela, todos os ideais nacionalistas dialogaram com as suas especificidades. Em um país multicultural, multiétnico e multilinguístico, os artistas lançaram olhares as regiões brasileiras e suas especificidades.
Essa segunda fase aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.
3ª geração – Fase pós-moderna – de 1930 a 1945
A terceira geração do Modernismo também é conhecida como existencialista porque os escritores dessa fase continuaram a produzir mesmo depois do fim do modernismo, até meados da década de 1990.
Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem
Deixe uma resposta